ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CURSOS DESTAQUE RIO

CORPO DO ATOR

Como funciona o curso de Treinamento Corporal para atores, por Dani Visco

As aulas e cursos que envolvem treinamento corporal estão sempre entre os favoritos dos alunos da Escola Wolf Maya. Em uma conversa com a professora e preparadora corporal Dani Visco, falamos sobre a importância do treinamento do corpo para o ator, e como isso reverbera na sua atuação e segurança no palco.

“O corpo é o instrumento do ator, e aqui neste “corpo” incluímos a voz, o corpo mental, o corpo emocional, e o espiritual, enfim tudo que compõe está na nossa incrível máquina e existência humana” explica Dani.

A professora reforça também que, o “ator/bailarino/performer deve estar a serviço e disponível às propostas do diretor e/ou instrutor, seja na linguagem, no ritmo/precisão, e na capacidade de realização com inteireza, mantendo a proposta viva em seus corpos”. Portanto, é preciso estar sempre em treinamento, para que o ator se conheça, e amplie seus limites expressivos.

Em suas aulas, Dani Visco faz um treinamento que vem dos seus estudos sobre o corpo cênico que não tem linha de chegada, vem se desenvolvendo ao longo dos anos de trabalho com atores/bailarinos/performers. Este treinamento é inspirado nas técnicas corporais orientais, na dança, no Yoga, e por todo um percurso de pesquisa em rituais aos quais se utiliza o corpo, ressaltando rituais dos índios do Brasil. “Comecei como bailarina clássica e me vi completamente prisioneira. Pensei ‘como é ter uma técnica que não me aprisione?”. A partir daí, começou a buscar alternativas que lhe permitisse dançar com liberdade, dançar para se expor, para celebrar.

Neste estudo se tornou claro que as colunas de sustentação seriam o estudo da ciência, da arte e da espiritualidade, buscando a partir destes três núcleos de estudo expandir os níveis de consciência, da percepção dos atores sobre seus corpos, sobre o outro o espaço e o ritual da atuação.

“Quanto mais se observa e encontra este núcleo interno mais expandimos nossa capacidade expressiva, singular, única”, explica Dani.

Durante as aulas na Escola Wolf Maya, além de toda orientação técnica, é feito um trabalho de aquecimento com base na yoga e na dança que prepara o corpo e a mente do aluno para atuação cênica.

As oficinas com Dani trabalham com diferentes níveis de consciência, e que o objetivo dos exercícios praticados durante as aulas é fazer com que o ator passe a ter uma melhor percepção de si mesmo e dos vários níveis de percepção sobre o que é o seu  corpo, assim como do que está à sua volta. “É preciso ir além do conhecer a si próprio, e compreender também a sua relação com a energia do outro, do espaço e do que está invisível a nossa volta”.

É importante frisar que o curso independe de religiosidade, e não há qualquer relação do conteúdo com crenças religiosas. “Meu trabalho não trata de religião, e sim da ciência espiritual”, explica a professora.

Está apaixonado também? O curso livre de Treinamento Corporal é oferecido na unidade do Rio de Janeiro e tem duração de três semanas. As aulas vão de 06/03 a 22/03, e acontecem terças e quintas-feiras, das 10h às 12h30. As inscrições estão abertas até 28 de Fevereiro, e podem ser feitas presencialmente na escola.
Unidade Rio: Av. das Américas, 2000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-101

Se estiver fora da cidade do Rio de Janeiro, faça sua inscrição à distância: cursos.rj@wolfmaya.com.br

Mais informações: http://wolfmaya.com.br/cursos/

Texto por Renata Fernandes.

Share Button