ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CINEMA DESTAQUE

ÍCONES DO TERROR – 20 FILMES!

O tema do Mobile Festival 2018 é TERROR. Nossos alunos terão que produzir curtas, gravados totalmente pelo celular, repletos de sustos e muito medo. E para ajudar os participantes da competição deste ano, fizemos uma lista com 20 filmes que são verdadeiros ícones do terror e podem ajudar no momento de desenvolver os roteiros para o festival. Se liga!

  1. Psicose, de Alfred Hitchcock (1960)

Começamos a nossa lista com um verdadeiro clássico do terror, que gerou uma das cenas mais conhecidas do cinema mundial! O roteiro foi baseado no livro de Robert Bloch, que leva o mesmo nome do filme, publicado em 1959. O enredo conta a história de Marion Crane, uma secretária que foge após roubar 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha. Depois de dirigir por horas, Marion pára no Motel Bates, um estabelecimento decadente dirigido por Norman Bates. Em sua primeira noite no local, Marion é assassinada e, a partir do sumiço da secretária, é dado início aos mistérios do filme.

  1. O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski (1968)

Outro clássico da década de 1960! “O Bebê de Rosemary” trouxe para Hollywood a moda dos filmes envolvendo demônios. O roteiro é baseado no romance de Ira Levin, publicado em 1967. O filme conta a história de Rosemary, uma jovem dona de casa, e Guy Woodhouse, um aspirante a ator, capaz de fazer qualquer coisa para atingir o sucesso. O casal se muda para um apartamento em Nova York e, após um tempo, Rosemary engravida. A partir daí, a moça passa a ter alucinações estranhas e acredita que algo esteja colocando sua vida e de seu bebê em perigo.

  1. O Exorcista, de William Friedkin (1973)

Este é um dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos, baseado no romance “O Exorcista”, de William Peter Batty, que também foi responsável pelo roteiro do filme. A história gira em torno de Regan MacNeil, uma menina de 12 anos que começa a ter um comportamento completamente estranho e perigoso, além demonstrar poderes sobrenaturais, sendo submetida a um exorcismo.

  1. O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper (1974)

O filme conta a história de dois irmãos que viajam com amigos para o Texas, a fim de verificar o túmulo do avô, após uma onda de vandalismo em cemitérios da região. Ao descobrirem que não há combustível em um posto de gasolina, o grupo decide ir até a fazenda dos Hardesty para procurar ajuda, onde parte dos amigos é capturada pelo assassino Leatherface. Alguns detalhes do enredo foram inspirados nos crimes do assassino Ed Gein.

  1. Halloween – A Noite do Terror, de John Carpenter (1978)

Este foi o filme que deu vida a um dos personagens mais conhecidos e mais temidos de todos os tempos: o assassino Michael Myers. A história se passa na cidade fictícia de Haddonfield, nos Estados Unidos. Em 1963, durante uma noite de Halloween, Michael Myers, que tinha apenas 6 anos na época, mata sua irmã mais velha a facadas. O garoto é internado em um hospital psiquiátrico e, 15 anos depois, Michael foge, volta para casa e começa a perseguir a jovem Laurie Strode e seus amigos. Enquanto isso, o psiquiatra responsável pelo tratamento do assassino, o Dr. Sam Loomis, suspeita das intenções de Michael e vai atrás dele para que possa impedi-lo de matar mais pessoas.

  1. O Iluminado, de Stanley Kubrick (1980)

O filme é um terror psicológico baseado no romance de Stephen King, publicado em 1977, com o mesmo nome do filme. O enredo conta a história do escritor Jack Torrance, um alcoólatra em recuperação que aceita o emprego de zelador de um hotel isolado durante o inverno, temporada em que o estabelecimento fica fechado devido à neve. Jack muda-se para o hotel junto de Wendy, sua esposa, e Danny, seu filho. Após algum tempo, a família fica presa dentro do hotel por causa das tempestades de neve. Jack passa a ter um comportamento extremamente nervoso, sendo influenciado por uma espécie de fantasma, enquanto Danny desenvolve habilidades psíquicas e é assombrado por visões.

  1. Sexta-Feira 13, de Sean S. Cunningham (1980)

Apesar de ter recebido críticas negativas quando foi lançado, o filme foi muito bem recebido pelo público – o que o levou a ter uma série de seqüências – e, com o passar dos anos, se tornou um clássico. “Sexta-Feira 13” é fruto da onda de sucesso gerada pelo filme “Halloween – A Noite do Terror” (que já foi citado aqui na nossa lista!) e, também, deu vida a outro personagem memorável do terror: o assassino Jason Voorhees. O filme conta a história de um grupo de jovens que servirão de monitores para um acampamento que será reaberto após 20 anos. Ao chegarem, um dia antes da reabertura do acampamento, mortes misteriosas acontecem.

  1. Poltergeist, de Tobe Hooper (1982)

O filme foi escrito e produzido por Steven Spielberg e conta a história da família Freeling, que vive na comunidade de Cuesta Verde, na Califórnia. A família passa a sofrer com acontecimentos sobrenaturais dentro de casa, começando com a filha caçula, Carol Anne, conversando com um aparelho de televisão. Durante um dos episódios, Carol Anne é sugada por um “portal” que existe no armário de seu quarto e, a partir daí, a família decide buscar ajuda de especialistas.

  1. A Hora do Pesadelo, de Wes Craven (1984)

O filme se passa na cidade fictícia de Springwood, nos Estados Unidos, e conta a história de adolescentes que são atormentados por Freddy Krueger, um falecido assassino com o rosto deformado, que invade seus sonhos e tenta matá-los. O filme deu origem a Rua Elm (Elm Street, em inglês), que é muito conhecida pelos fãs do terror. Uma das ideias na qual o filme foi baseado foi um acontecimento da infância de Wes Craven: ele diz ter visto, através da janela de sua casa, um homem velho do lado de fora o encarando, que, em seguida, foi embora caminhando. Outro fato que o inspirou foram artigos do LA Times sobre filhos de um grupo de refugiados cambojanos que se negavam a dormir por causa de pesadelos, tendo uma delas falecido durante o sono.

  1. A Hora do Espanto, de Tom Holland (1985)

Este filme inspirou diversas outras produções nos anos 1980 devido à mescla entre a comédia e o terror. A história fala sobre o adolescente Charley Brewster, que desconfia que seu novo vizinho, Jerry Dandridge, seja um vampiro. Charley acredita estar a salvo, pois Jerry só poderia atacá-lo durante a noite, caso ele estivesse fora de sua casa, além disso, o vampiro só poderia entrar em sua casa caso fosse convidado. O problema nasce quando a mãe de Charley, ao se deparar com Jerry em sua porta, convida-o para entrar. A partir daí, o adolescente precisa encontrar ajuda para que o vampiro não possa tirar sua vida e de sua família.

  1. Brinquedo Assassino, de Tom Holland (1988)

Mais um clássico cult para a nossa lista! “Brinquedo Assassino” é, provavelmente, conhecido até por aqueles que nunca assistiram ao filme. Esta produção trouxe ao mundo do terror o personagem Chucky, um boneco infantil que, após um ritual vodu, recebe o espírito do serial killer Charles Lee Ray (cujo nome foi inspirado em três criminosos famosos nos Estados Unidos), tornando-se um assassino.

  1. O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme (1991)

Este é um dos três filmes que, em toda a história do cinema, conseguiu vencer as cinco principais categorias do festival: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Além disso, foi o primeiro filme de terror que venceu a categoria de Melhor Filme. O enredo conta a história de Clarice Starling, uma jovem agente do FBI, que precisa capturar um assassino em série cujas vitimas são todas mulheres. Para criar um perfil psicológico do assassino, ela decide entrevistar Hannibal Lecter, um sociopata inteligente e violento, condenado há prisão perpétua.

  1. Pânico, de Wes Craven (1996)

Parte do filme foi baseada no caso conhecido como “O Estripador de Gainesville”, muito conhecido nos EUA. Além disso, a paixão de Kevin Williamson, que foi responsável pelo roteiro, por filmes de terror, especialmente “Halloween” (que já apareceu aqui na nossa lista), serviu de inspiração para a produção do enredo. A história gira em torno da jovem Sidney Prescott, moradora da cidade fictícia de Woodsboro, na Califórnia, que passa a ser atormentada por um assassino misterioso, conhecido como Ghostface (mais um ícone do terror!).

  1. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

O roteirista Kevin Williamson também foi responsável pela história deste filme e se baseou no livro de Lois Duncan, de 1973, para desenvolver o enredo. Ao lado de “Pânico”, “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” se tornou o filme de terror jovem mais assistido da década de 1990. O filme conta a história de um grupo de amigos que atropelam e matam um homem e, com medo das conseqüências, se livram do corpo, jogando-o no mar. A vida dos amigos toma rumos distintos e, depois de um ano, o grupo se reencontra na cidade onde tudo aconteceu. Após receberem um bilhete misterioso, mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.

  1. A Bruxa de Blair, de Daniel Myrick (1999)

O filme é um pseudo documentário que mostra três estudantes de cinema que estão decididos a fazer um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Eles viajam até a cidade de Burkittsville, onde começam entrevistando moradores da região e lhes perguntando o que sabem sobre a lenda. Os moradores contam a história de um homem chamado Rustin Parr, que seqüestrou e matou 7 crianças na década de 1940 e que, ao se entregar para a policia, dizia estar sendo aterrorizado pelo espírito de uma bruxa que havia sido enforcada no século XVIII. Filme marcou uma virada do cinema, com filmes produzidos com pouco dinheiro, impactante do ponto de vista psicológico e que passava a sensação de história real. Ps.: o final do filme tem quem ame, quem odeia.

  1. O Chamado, de Gore Verbinski (2002)

O filme é uma regravação da produção japonesa “Ringu”, que por sua vez é uma adaptação do livro de Koji Suzuki. O enredo começa com a repórter Rachel Keller investigando a morte de sua sobrinha, que, de acordo com médicos, faleceu devido a uma parada cardíaca. Existe um boato que afirma que a morte da menina está relacionada a uma fita amaldiçoada por uma garotinha de vestido branco e cabelos longos que cobrem seu rosto (a famosa Samara!) e todo aquele que assiste ao vídeo recebe um telefonema onde é anunciado que a pessoa morrerá dali 7 dias. Rachel decide assistir à fita e recebe o telefonema misterioso. Mas o que parecia apenas uma lenda urbana se torna um verdadeiro terror na vida da repórter após descobrir que seu filho também assistiu à fita e ela precisa correr contra o tempo para descobrir o que há por trás daquela gravação.

  1. O Grito, de Takashi Shimizu (2004)

O filme é uma refilmagem de Ju-on, uma produção japonesa também dirigida por Takashi Shimizu. A história gira em torno da jovem americana Karen Davis, que viaja para Tóquio, no Japão, em um intercambio cultural a fim de conseguir créditos para a faculdade. A jovem é chamada para cuidar de uma senhora com problemas mentais, impossibilitada de se comunicar. Após passar um tempo na casa da mulher, Karen presencia atividades estranhas no local, o que a faz começar a pesquisar sobre os acontecimentos e, após encontrar uma lenda japonesa, ela descobre um provável mistério que assombra a casa.

  1. A Entidade, de Scott Derrickson (2012)

O filme mostra a história do escritor Ellison, que se muda com sua família para uma nova casa. Ao explorar o sótão da residência, Ellison encontra antigos rolos de filme, que trazem imagens de pessoas sendo assassinadas dentro de sua casa. Intrigado com tais imagens, Ellison decide investigar os mistérios por trás dos assassinatos, mas não sabe que, na verdade, está colocando a vida de sua família em risco.

  1. Invocação do Mal, de James Wan (2013)

Considerado um dos melhores filmes de assombração da última década e baseado em fatos reais, “Invocação do Mal” conta um dos casos resolvidos pelo casal Ed e Lorraine Warren, que são investigadores paranormais mundialmente conhecidos. O filme se passa na cidade de Harrisville e mostra a história da família Perron, que se muda para um antigo casarão, em uma fazenda, e lá passam a ser assombrados por espíritos malignos, até que decidem contratar Ed e Lorraine para investigar os acontecimentos.

  1. It: A Coisa, de Andy Muschietti (2017)

Mais um filme baseado em um romance de Stephen King para a nossa lista! A história do livro, publicado em 1986, já havia sido adaptada para uma minissérie em 1990 e chegou aos cinemas em 2017. O enredo gira em torno de crianças que vivem em Derry, nos Estados Unidos, e são aterrorizadas por um ser, em forma de palhaço, que captura crianças para matá-las. Durante o processo, um grupo de amigos intitulado “Grupo dos Perdedores” (Losers Club) decide derrotar o palhaço, tendo que enfrentar seus maiores medos.

Share Button