ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESTAQUE NEWS

LIVROS IMPORTANTES PARA O ATOR

Para ser um ator completo, além da prática, ler bons livros contribuem – e muito – para o desenvolvimento do profissional. Toda a bagagem que a leitura traz para os atores vai ajudar a construir um repertório cultural e melhorar a capacidade de desenvolver personagens em cena, por exemplo. Para ajudar quem está estudando essa arte, selecionamos 7 livros importantíssimos, que são essenciais no processo de formação dos atores. Dá uma olhada:

1 – A Preparação do Ator (Constantin Stanislavski)

O livro é direcionado tanto para atores – profissionais ou amadores – como para aqueles que são apenas admiradores da arte de atuar. Na obra, Stanislavski utiliza recursos da ficção para transmitir suas ideias e ensinamentos.

2 – A Construção da Personagem (Constantin Stanislavski)

Stanislavski discorre sobre a atuação como arte e, também, se refere a arte como a mais alta expressão da natureza humana.

3 – A Criação de um Papel (Constantin Stanislavski)

Nesta obra, Stanislavski fala sobre a preparação do ator no momento de desenvolver um papel e cita as prováveis dificuldades que o profissional pode enfrentar durante a criação de seus personagens. Além disso, ele também avalia cenas e estuda atitudes de personagens.

4 – Manual Mínimo do Ator (Dario Fo)

No Manual, Dario Fo traz para os leitores técnicas da arte teatral, baseadas em suas experiências, em seus mais de quarenta anos dedicados ao teatro. De forma didática e criativa, ele mostra como construir personagens, cenários e texto teatral.

5 – História Concisa do Teatro Brasileiro (Décio de Almeida Prado)

O livro traz um panorama das artes cênicas no Brasil. Ao longo da narrativa, Décio de Almeida Prado discorre sobre temas como o barroco setecentista, o teatro romântico, o nascimento da comédia em meados do século XIX, entre outros.

6 – História Mundial do Teatro (Margot Berthold)

A autora fala sobre períodos importantes da história do teatro, desde o teatro primitivo, passando por uma análise da arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco até chegar aos dias atuais.

7 – A Arte do Ator (Jean-Jacques Roubine)

O livro é baseado em referências históricas, como o teatro grego, à ‘commedia dell’arte’ e à cena romântica, passando, também, pelos trinta anos que começam na década de 50, com o pós-guerra. Além disso, Jean-Jacques Roubine também analisa o universo do palco contemporâneo, que foi influenciado por fatores vindos do cinema e da TV.

Share Button