ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CINEMA DESTAQUE

MAQUIAGENS INCRÍVEIS!

No cinema, a maquiagem é considerada uma verdadeira arte! Tanto que, em 1982, o Oscar criou uma categoria exclusiva para que os gênios da maquiagem cinematográfica também fossem reconhecidos. E pra mostrar o trabalho incrível realizado em algumas produções, selecionamos maquiagens que, além de marcarem história, também são obras de arte. Confira!

  1. John Hurt, em “O Homem Elefante” (1980)

No filme, a maquiagem do ator John Hurt levava cerca de oito horas para ficar pronta e Cristopher Tucker foi o maquiador responsável por desenvolvê-la. O longa é uma biografia que conta a vida de Joseph Merrick – cujo nome foi modificado para John Merrick no filme –, um homem que teve a aparência de seu corpo completamente afetada por uma doença, no fim do século XIX, ganhando o apelido de “Homem Elefante”. E foi exatamente por causa desta produção que a Academia de Artes e Ciências Cinematrográficas decidiu criar a categoria de Melhor Maquiagem para o Oscar, em vista de que o filme não foi reconhecido com nenhuma estatueta (apesar de ter recebido diversas indicações) e os elogios ao trabalho de Christopher Tucker eram inúmeros.

  1. David Naughton e Griffin Dunne, em “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981)

Com maquiagens feitas por Rick Baker, especialista em maquiagem e efeitos especiais, este foi o primeiro filme a faturar o Oscar de Melhor Maquiagem. Além disso, Rick teve um forte impulso em sua carreira após dedicar-se ao longa. Até hoje, o filme é considerado um clássico e já surgiram rumores a respeito de um remake, que seria dirigido por Max Landis, filho de John Landis, diretor desta primeira versão.

  1. Gary Oldman, em “Drácula de Bram Stocker” (1992)

Dirigido por Francis Ford Coppolla, este filme também faturou a estatueta de Melhor Maquiagem no ano de 1993. O ator Gary Oldman deu vida ao romeno Vlad Tepes (também conhecido como Drácula!) que, após perder sua amada, entrega sua alma ao diabo, jurando beber sangue para sempre a partir daquele momento. Quatro séculos se passam e Drácula descobre que sua amada pode ter reencarnado em uma moça chamada Wilhelmina Murray, que vive em Londres. A partir daí, Drácula inicia uma batalha incansável para reconquistá-la.

  1. Jim Carrey, em “O Grinch” (2000)

Baseado na obra “How The Grinch Stole Christmas”, de Dr. Seuss, o filme conta a história de uma criatura verde chamada Grinch – interpretado por Jim Carrey – cujo objetivo é colocar em prática um plano para estragar o dia de Natal. A maquiagem de Jim levava cerca de 3 horas para ficar pronta e, em 2001, Rick Baker e Gail Ryan conquistaram o Oscar de Melhor Maquiagem pelo trabalho que realizaram ao criarem o personagem Grinch.

  1. Ron Perlman, em “Hellboy” (2004)

Imagine que a única parte natural de seu corpo exposta são suas pupilas… Então, foi o que aconteceu com o ator Ron Perlman para interpretar Hellboy (detalhe: sua maquiagem levava 6 horas para ficar pronta!). O filme foi dirigido por Guillermo Del Toro e é baseado nas histórias em quadrinhos da Dark Horse Comics.

  1. Doug Jones, em “O Labirinto do Fauno” (2006)

Mais uma produção dirigida por Guillermo Del Toro para nossa lista! Doug Jones é um ator conhecido por trabalhar em filmes de ficção científica, fantasia e horror dando vida a personagens que demandam uma maquiagem muito pesada. David Martí e Montse Ribé foram os responsáveis por produzir a maquiagem do filme e também acabaram por faturar o Oscar pelo trabalho que realizaram.

  1. John Travolta, em “Hairspray” (2007)

No filme, John Travolta interpreta uma mulher chamada Edna Turnblad, dona de casa e mãe de Tracy Turnblad. Para dar vida à Edna, John passava por uma transformação que levava cerca de 4 horas para ser concluída, com direito a uma roupa que pesava mais de 13 quilos, além de precisar de cerca de 5 aplicações de silicone para compor o rosto da personagem.

  1. Heath Ledger, em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008)

O ator Heath Ledger foi quem criou sua própria maquiagem no filme. Na época, ele afirmou que, assim como Coringa – seu personagem –, queria ele mesmo desenvolver e aplicar a maquiagem que usaria em cena. Como o seu trabalho foi aprovado pela produção, a equipe passou a replicar a maquiagem criada por Heath em todas as gravações.

  1. Brad Pitt, em “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008)

No filme, Brad Pitt dá vida a um homem que nasce com a aparência de um idoso e, com o tempo, vai rejuvenescendo. Para que o ator conseguisse a aparência de um senhor, a equipe levava cerca de cinco horas para concluir a maquiagem. E todo esse trabalho valeu à pena, já que acabaram por faturar o prêmio de Melhor Maquiagem no Oscar de 2009.

  1. Jennifer Lawrence, em “X-Men” (2011/2014/2016)

Jennifer Lawrence sempre foi bem sincera com os fãs de X-Men e deixa claro que o processo de caracterização da personagem Mística nunca lhe agradou muito. Para entrar na personagem, a atriz precisava ficar em pé por quase sete horas, enquanto 6 maquiadoras trabalhavam duro para deixá-la completamente azul.

Share Button