ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOVIDADES

QUERO SER ATRIZ/ATOR! SAIBA TUDO QUE PRECISA. 

QUERO SER ATRIZ/ATOR! SAIBA TUDO QUE PRECISA.

Atuar é algo magnífico, que depende de diversos pontos e não é nada simples. Vendo do outro lado, parece que é algo “besta” e que só precisamos de um figurino bacana, um modo de agir diferente do nosso cotidiano e pronto: somos um ator completo. Bom, não é nada assim.

A impressão que temos é que o ator é a peça principal ao contar uma história para que faça algum sentido. Afinal, é ele que nós vemos nos palcos, na televisão e no cinema. Mas pode ter certeza que é um trabalho árduo, pois lida com a complexidade humana. Bate até um pequeno “desespero”, né? Mas, não precisa! Segundo Robert De Niro, atuar nos permite viver outras ocasiões em que não temos que pagar o preço das escolhas. Um ator precisa de algo mais do que apenas seu talento artístico: Ele deve ser também, um ser humano Ideal, disse Woody Allen.

Já, Viola Davis diz que imagina que está dentro deles, esperando pacientemente, usando-se como um canal, incentivando-os, para persuadi-los a liberar toda sua confusão, expor e viver. E para que isso realmente ocorra, é preciso de confiança em si, colocar suas vivências para enriquecer a realidade do personagem.

Mas o que faz um ator?

O ator é quem se entrega. É a pessoa que se dispõe a buscar a ligação entre personagem e espectador, ele tira a história do papel e contribui para deixá-la mais proveitosa. No entanto, o profissional não faz isso sozinho. Por trás de um grande roteiro há uma grande equipe, ou seja, não é apenas seguindo as ações e o texto que algo será concretizado, mas sim, com o auxílio do diretor que fará com que possa obter o melhor desempenho possível, colocando suas ideias ao personagem.

O trabalho do ator envolve muita naturalidade, calma, e concentração. Afinal de contas, depois de todo o trabalho de produção já feito, carrega uma responsabilidade enorme na hora da finalização do projeto.

Por isso, o ator deve estar completamente preparado, não só com as ações e com o texto, mas conversando com a equipe para que obtenha mais referências, trazendo a realidade em cena, a intimidade com o personagem, e deixando-o cada vez mais profundo. Não vamos esquecer que também é muito importante estar aberto a críticas, sejam elas positivas ou negativas.

E quais são suas responsabilidades?

Executar o projeto é sua maior responsabilidade. Mas isso não anula que o intérprete possa ajudar na construção e na criação da história. Para o diretor é essencial que haja diversos ensaios com a finalidade de reajustes nos textos, o ator é a grande chave para que isso aconteça.

Estar disposto a aprender novas capacidades, que porventura possam ser necessárias ao personagem, também é algo indispensável para um bom ator. Saber observar e ouvir ajuda, e bastante, pois leva a sagacidade de fazer boas escolhas e entender o que o seu personagem demanda.

Os desafios, eles existem?

Como na maioria das coisas das nossas vidas, o desafio existe. A perda de foco e concentração são os maiores inimigos na vida de um ator, a profissão exige completamente dedicação momentânea. E isso acaba juntando com o cansaço físico, que também é um grande inimigo de uma boa atuação. Sejam nos ensaios ou nas gravações que são muito longos, o artista precisa manter a sua energia constante e isso pode, sim, levar ao cansaço físico-emocional.

O dia-a-dia

A rotina não é bem uma rotina, tudo depende do projeto que será realizado. É do ensaio, para a gravação e da gravação para mais um ensaio. Uma loucura prazerosa (para aqueles que amam, né?).

Como se tornar um ator?

Se você já é apaixonado (a) pela profissão, temos um belo começo. O segundo passo é estudar. E estudar muito, a dedicação, o foco, e o amor são coisas essenciais para que você se torne um ator por completo. Procure um curso de artes cênicas, caia de cabeça e siga o seu sonho.

Mas e o DRT?

O DRT é um atestado de capacitação profissional que serve para que você consiga atuar na área emitido pela SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões). E ele só pode ser retirado a partir de uma carga horária realizada com trabalhos e cursos que correspondem à área.

Dúvidas?

Ainda ficou com dúvidas? Escreve pra gente! Deixe seu comentário.

Viola Davis poses backstage with the Oscar® for Performance by an actress in a supporting role, for work on “Fences” during the live ABC Telecast of The 89th Oscars® at the Dolby® Theatre in Hollywood, CA on Sunday, February 26, 2017.
Share Button