ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AUDIÇÃO NEWS TEATRO TV

DICAS PARA ATORES INICIANTES ARRASAREM NOS TESTES DE ELENCO!

Uma das etapas essenciais para quem quer ingressar na carreira de ator são os testes de elenco. São esses processos seletivos de escalação que escolhem os futuros atores e atrizes que vão brilhar na tela da televisão, do cinema e nos palcos. Normalmente durante esses testes, o ator precisa apresentar um texto de um papel escolhido pelo diretor, ou improvisar alguma cena referente ao futuro projeto, e assim o ator será avaliado pelo diretor que julgará se aquele papel ficará com ele ou com outro candidato.

Na hora de participar de um teste de elenco sempre surge aquele frio na barriga e aquela ansiedade para saber o resultado, muitas vezes até antes mesmo do teste ter sido realizado. Até o convite para o teste chegar, o ator consegue se preparar para ter o melhor desempenho possível e arrasar perante os diretores.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas que acreditamos ser infalíveis para você se sair bem em qualquer teste de elenco, e garantir o seu papel naquela produção que tanto deseja. Continue lendo 😉

TREINAR EM FRENTE AO ESPELHO

Essa é uma técnica muito utilizada por atores e realmente funciona. A atriz Kate Winslet, ao receber o Oscar na categoria “Melhor Atriz” por seu papel em “O Leitor”, confessou que desde quando era criança ela treinava seu discurso de recebimento do Oscar em frente ao espelho. Ao olhar o próprio rosto no espelho, o ator consegue identificar as expressões, ângulos e enquadramentos que melhor funcionam consigo mesmo. Além disso, o espelho é um ótimo aliado para corrigir as expressões que o ator mais tem dificuldade, e o melhor: você está sozinho, portanto, não precisa ter vergonha, se solte e se conheça.

Selfie Corn Rows GIF

SEJA O SEU PRÓPRIO DIRETOR: GRAVE-SE COM O CELULAR OU UMA CÂMERA

A técnica de self-tape ajuda muito na hora de saber o que aprimorar em sua atuação. Crie o seu próprio roteiro, seu personagem e vá fundo. Durante o vídeo o ator pode perceber aquele olhar que desviou no momento errado, a expressão corporal que precisa ser mais acentuada ou até aquele momento que você exagerou nas emoções sem necessidade, todos esses pequenos erros podem ser consertados a partir de sua autocrítica, com a ajuda do vídeo. Treine diariamente com a câmera, compartilhe seus vídeos com outros atores e ouça positivamente o feedback deles. Esse treino também ajuda o ator a perder o medo de se ver atuando, o que é importante para melhorar sempre.

Muitos convites para testes hoje em dia acontecem depois do envio do Self-Tape, no qual o ator recebe a informação sobre a produção, e produz a sua self-tape: roteiro, iluminação, som e atuação inteiramente sozinho perante a câmera.

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon yes wow queen hey GIF

O IMPROVISO É FUNDAMENTAL

Um dos maiores truques de todo teste cênico está na improvisação. É muito comum durante um teste o ator ser convidado a improvisar alguma cena, muitas vezes até mesmo com outros personagens. Mas o que fazer nesses casos? O primeiro passo é manter a calma, o segundo é trabalhar o máximo a sua observação de diferentes arquétipos de pessoas, para que você tenha diversas referências e assim conseguir se dar bem no improviso. 

Antes do teste, pesquise bem aquele personagem e se faça algumas perguntas: onde esse personagem nasceu? Como foi a formação dele? Esse personagem é mais introvertido ou extrovertido? Possui algum sotaque? É um personagem que pode ser engraçado? Ou deve ser mais contido e sério?

Reescreva o script três vezes com outros enredos e treine-os, desse modo o personagem se tornará muito mais versátil com as diversas situações que possam aparecer, inclusive na hora do teste. É importante lembrar que embora essas histórias fora do script sejam diferentes entre si, o personagem é o mesmo, portanto suas características fundamentais devem ser mantidas, para assim você estar pronto para arrasar em qualquer situação.

Após realizar essa pesquisa do personagem, utilize as técnicas acima citadas – espelho e câmeras – para treinar as cenas inventadas. Imagine esse personagem durante um encontro romântico, como ele se comportaria? Ou então, como reagiria após um assalto? Crie situações diferentes e coloque o seu personagem nelas, e com certeza quando você for solicitado para uma improvisação, vai estar muito mais familiarizado com o personagem, tornando o teste muito mais leve e aumentando as suas chances de conseguir o papel.

Breathe Iskra Lawrence GIF by iskra

ESTEJA COM A CABEÇA NO LUGAR

A saúde mental é um tema muito atual e precisamos lidar com ela em todas as nossas atividades diárias, mesmo sem perceber. Antes de um teste de elenco o ator não tem cabeça para pensar em mais nada além de dar o melhor de si, então é muito comum a ansiedade e a autocrítica excessiva atrapalharem a performance, muitas vezes por motivos não técnicos, mas emocionais. Ao utilizar a emoção como instrumento de trabalho, o ator necessita estar com a cabeça no lugar para poder entrar na pele de outra pessoa e viver as emoções do personagem ao máximo e, quando essas emoções se misturam com as emoções do ator e elas não são compatíveis ao teste, o resultado não é bom.

Para manter a calma e se ajudar, é bom equilibrar o estudo do personagem e o treino cênico com as outras questões pessoais, como relacionamentos, família, lazer e diversão. Crie uma rotina e se organize para conseguir ter tempo de absorver todas as emoções da rotina, se alimente direito, evite excessos antes de realizar o teste e um dia antes tenha uma boa noite de sono e esvazie seus pensamentos, desse modo no dia seguinte você estará muito mais relaxado para poder se apresentar.

Seguiu as dicas e foi bem no teste, mas não foi aprovado para o papel? Não se preocupe, muitas vezes na escalação de um elenco, além da performance do ator, também é levado em conta questões relativas à produção, o que pode fazer com que outro ator esteja mais favorável para o papel. Uma dica para avaliar a sua performance como ator é considerar se você continua recebendo convites para mais testes, e nunca deixe de estudar e correr atrás de seus sonhos. 

NÃO VÊ A HORA DE PARTICIPAR DE UM TESTE DE ELENCO E SEGUIR ESSAS DICAS?

CONHEÇA O CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ATORES!

Share Button