ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CURSOS NEWS RIO SP

“QUERO SER ATRIZ/ATOR”: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! 

Atuar é algo magnífico! Aliás, dar vida à um personagem vai muito além de usar um figurino bacana e decorar as falas. Na verdade, atuar tem a ver com entrega e muita técnica. Estejam certos de que o ofício do ator é árduo, pois lida com toda a complexidade humana.

E para ajudar aqueles que sonham em ser ator ou atriz, neste post, separamos alguns tópicos bem importantes que ajudarão você – que pensa em seguir essa carreira artística – a compreender melhor o trabalho do ator. Confira!

“QUERO SER ATRIZ/ATOR”: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! 

O que faz um ator?

O ator é aquele que, por meio de técnicas, se dispõe a buscar a ligação entre ele mesmo, o personagem e o espectador. É como se ele “emprestasse” seu corpo para receber a personalidade, as emoções e as energias de uma outra pessoa, que, em muitos casos, é completamente diferente de si, esta “pessoa” pode ser uma personagem fictício, ou um individuo importante que marcou uma época. E é por isso, que o trabalho do ator demanda muita naturalidade, calma, concentração e empatia.

No entanto, o profissional não constroe o seu personagem sozinho. Por trás de um grande roteiro há sempre uma equipe de produção, e o auxílio de um diretor neste processo, sendo essencial para que o ator saiba qual caminho deve seguir e qual o tom que a obra exige para o seu personagem. Por isso, para que o ator esteja muito bem preparado é de extrema importância que o mesmo converse com a equipe durante as passagens de texto e a montagem do personagem, e esteja aberto para receber dicas, criticas e referências que podem ajudá-lo a trazer a realidade para a cena, criar intimidade com o personagem e deixa-lo cada vez mais profundo. É importante que, após a montagem do personagem o ator siga fielmente as orientações do diretor, que é o grande responsável pela montagem da obra como um todo, fazendo que haja sinergia entre um personagem com o outro montando o enredo da trama.

E quais são as responsabilidades do ator?

Comprometer-se com a execução do projeto é a sua maior responsabilidade. É indispensável que o ator se entregue não apenas no ato da cena, mas também contribua na construção e na criação da história do projeto. Outro fator essencial é a presença pontual e constante do interprete nos ensaios. São nestes encontros que o diretor faz os ajustes necessários nas falas e ações nas cenas para que a encenação ocorra como planejado e juntos obtemos melhor entrega cênica. Além disso, estar disposto a aprender novas capacidades – principalmente aquelas que, porventura, possam ser necessárias ao personagem que o ator esta dando vida como:  algumas técnicas do ofício de seu personagem, costumes, e até mesmo seus hobbies, como tocar algum instrumento musical, cantar ou dançar.

O importante é que o ator traga um pouco do universo do personagem para o trabalho em si.

Quero saber como é o dia-a-dia da profissão? 

A rotina do ator tende a ser bem flexível, mas exige disciplina como em qualquer outra profissão.

Na verdade, sua agenda, normalmente, depende muito dos projetos nos quais o ator está atuando, seja no Teatro, TV ou no Cinema. Mas, para resumir, o dia-a-dia da rotina do ator, esta inclui: testes e audições para ser aprovado(a) para o papel do personagem, preparação técnica para o personagem, ensaios, provas de figurino ou caracterização, leituras, mais ensaios, gravações no estúdio ou externas, e por ai vai…

Quero saber como eu faço para me tornar um ator?

Se você já é apaixonado(a) pela profissão, já é um belo começo! A arte de atuar exige muita paixão. O segundo passo é estudar. E muito! Na realidade, o estudo unido a dedicação, ao foco e ao amor é a equação perfeita para tornar-se um artista completo.

Aqui na Escola de Atores Wolf Maya, temos diversos cursos que podem ajudá-lo a realizar o sonho de ser uma estrela! Clique aqui e conheça cada um deles.

Mas para ser ator precisa de algum documento? O que é DRT?

 

Como os advogados precisam do documento obtido pela OAB, médicos precisam ter o registro do CRM, engenheiros precisam do registro do CREIA, atores para trabalharem profissionalmente atuando no teatro, TV, cinema, streaming, ou com comerciais, precisam do registo DRT.

O DRT é um atestado de capacitação profissional emitido por um órgão estadual chamado SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, órgão que regulamenta as atividades cênicas no país -, que serve para que o estudante de artes cênicas, após a conclusão de sua formação acadêmica, consiga trabalhar remuneradamente na área.

O DRT só pode ser retirado mediante o cumprimento da carga horária proposta pelo próprio SATED em cada estado. E para completar esta carga horária exigida, o ator deve realizar além de cursos, trabalhos que correspondem à área, comprovando estudos e atividades nos palcos e no audiovisual. Se o seu sonho é ser ator, atriz, conheça o Curso Profissionalizante de Atores da nossa Escola.

ESPERAMOS TER ESCLARECIDO UM POUCO DO UNIVERSO CÊNICO, E TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA SER UMA ATOR OU ATRIZ!

 

SE SEU SONHO É ATUAR CLICA AQUI E CONHEÇA NOSSOS CURSOS!

 

FAÇA PARTE DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ATORES.

 

Share Button