ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CINEMA NEWS

SAGAS DE FANTASIA E FICÇÃO QUE MARCARAM O CINEMA

O que seria do cinema moderno sem as grandes sagas de filmes, que atraem todos os anos milhares de fãs para as salas de cinema? Preparamos uma seleção com as sagas de fantasia e ficção que marcaram gerações e ficarão para sempre na história do audiovisual, confira:

 

 

STAR WARS

Um clássico da ficção científica, Star Wars é uma das maiores franquias de filmes do cinema. O primeiro filme “Episódio IV: Despertar da Força” foi lançado em 1977 e logo conquistou legião de fãs durante a trilogia original, composta juntamente com os filmes “Episódio V: O Império Contra-Ataca”, de 1980 e “Episódio VI: Retorno de Jedi”, de 1983.

Seguindo uma ordem não cronológica no enredo da série, 16 anos depois foi lançado o quarto filme “Episódio I: A Ameaça Fantasma” em 1999, seguido por “Episódio II: Ataque dos Clones”, de 2002 e “Episódio III: A Vingança dos Sith” de 2005, que funcionam como a trilogia prequela dos primeiros três filmes. Em 2008 foi lançada a antologia “Star Wars: A Guerra dos Clones” que se passa entre o Episódio II e III.

Em 2015, a trilogia de sequência da original tem o seu inicio com “Episódio VII: O Despertar da Força”, seguido por “Episódio VIII: Os Últimos Jedis” em 2017 e em 2019 “Episódio IX: A Ascensão Skywalker” que termina essa saga épica de filmes. Em 2016 foi lançada a antologia “Rogue One: Uma História Star Wars” e em 2018 “Solo: Uma História Star Wars”, ambos acontecem entre a trilogia prequela e a original.

Durante esses mais de 40 anos, a saga contou com atores e atrizes de grande prestígio em Hollywood, como Mark Hamill, James Earl Jones, David Prowse, Carrie Fisher, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, Natalie Portman, Alec Guinness, Harrison Ford, Lupita Nyong’o, Laura Dern,  Adam Driver e muitos outros.

 

 

MARVEL

Criada na década de 1920, a Marvel é a maior franquia atualmente. Com mais de 20 filmes lançados e muitos previstos para os próximos anos, a Marvel iniciou o sucesso que conhecemos hoje em 2008, com o filme “Homem de Ferro”, onde conhecemos Tony Stark. No mesmo ano foi lançado “O Incrível Hulk”, e após “Homem de Ferro 2” (2010), “Thor” (2011), “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011) e “Os Vingadores” (2012) que juntos formam a conhecida fase um da Marvel.

Em 2013 se inicia a fase dois, com “Homem de Ferro 3”, seguido por “Thor: O Mundo Sombrio”. Em 2014 foram lançados “Capitão América 2: O Soldado Invernal” e “Guardiões da Galáxia”. Fechando com “Vingadores: Era de Ultron” e “Homem-Formiga”, ambos em 2015.

A fase três aconteceu de 2016 à 2019 sendo a mais longa, com 11 filmes: “Capitão América: Guerra Civil”, “Doutor Estranho”, “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Pantera Negra”, “Vingadores: Guerra Infinita”, “Homem-Formiga e a Vespa”, “Capitã Marvel”, “Vingadores: Ultimato” e “Homem-Aranha: Longe de Casa”. A fase quatro tem diversos lançamentos previstos, como “Viúva Negra”, “Os Eternos”, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, “Thor: Amor e Trovão”, dentre outros.

Durante mais de uma década, grandes atores e atrizes estrelaram os filmes, como: Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson, Elizabeth Olsen, Chadwick Boseman, Mark Ruffalo, Evangeline Lilly, e muitos outros.

 

 

SENHOR DOS ANÉIS

Baseada na série de livros homônimos de J. R. R. Tolkien, a trilogia de filmes “Senhor dos Anéis” marcou para sempre a história do cinema.

Lançado em 2001 “Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel”, narra a história do Anel de Sauron, que vai parar com Isildor e fica perdido por 2 mil anos. Que é encontrado por Bilbo Bonseiro e posteriormente pelo mago Gandalf, que convoca a Sociedade do Anel, uma aliança entre hobbits, homens, elfos e anões que tem como objetivo destruir o anel.

No ano seguinte, em 2002, é lançado do segundo filme “Senhor dos Anéis e as Duas Torres”, que discorre após a dissolução da Sociedade, e Frodo e Sam seguem em direção à Montanha da Perdição para destruir o anel. É neste filme onde o icônico Gollum é apresentado. Em 2003 é lançado o último filme da trilogia, “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” que é um dos filmes que mais ganharam Oscars na história e narra o final desta grande saga.

No elenco encontramos atores renomados como Ian McKellen, Orlando Bloom, Cate Blanchett, Christopher Lee, Liv Tyler e Elijah Wood

 

 

HARRY POTTER

A saga nasceu dos livros homônimos de J.K. Rowling e durante 10 anos, marcou gerações que acompanharam as aventuras do protagonista Harry Potter no mundo da magia.

Na história, acompanhamos Harry Potter, um bruxo que sobreviveu à tentativa de assassinato de Lord Voldmort, o maior bruxo das trevas de sua época, que fez entre tantas vitimas, os pais de Harry. O primeiro filme, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi lançado em 2001, e inaugura a saga do mundo dos bruxos no cinema, com a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, o Beco Diagonal, o banco Gringots, o quadribol, os feitiços e mistérios do mundo bruxo. Personagens como Rony Wesley, Hermione Granger, Rubeo Hagrid, Albus Dumbledore e Minerva McGonagall também são apresentados, e ganharam o coração de fãs no mundo inteiro.

Durante a década que sucedeu o primeiro filme, mais sete foram lançados: “Harry Potter e a Câmara Secreta”, em 2002; “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, em 2003; “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, em 2004; “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, em 2007; “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, em 2009; “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I”, em 2010; e “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II”, em 2011, encerrando essa saga épica com a batalha de Hogwarts, onde Lord Voldemort e Harry travam o duelo final.

Em 2016, o filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” estreou nos cinemas, baseado no livro homônimo de J.K Rowling. A história se passa setenta anos do nascimento de Harry Potter, e o personagem principal é Newt Scamander, um escritor que estuda criaturas mágicas. Em 2018, o segundo filme da saga Animais Fantásticos estreou, “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald” e mais 3 filmes estão em desenvolvimento para a próxima  década.

Durante a saga Harry Potter, os atores Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e fizeram sucesso, junto ao time comAllan Rickman, Maggie Smith, Robbie Coltrane,Richard Harris, Michael Gambon, Ralph Fiennes e muitos outros.

 

Você quer ser ator? Conheça nosso Curso Profissionalizante de Atores.

Share Button