ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS CINEMA NEWS

TÉCNICAS DE AÇÃO PARA ATORES

Você sabe como foram filmadas as cenas de ação que você assiste nas telinhas? Todas possuem um grande preparo para que sejam executadas com o máximo de segurança e, ao mesmo tempo, transmitirem a maior proximidade da realidade para o telespectador. 

As cenas de ação geralmente são realizadas por um dublê, que se trata de um ator com preparo específico para cenas de alto impacto, como em acidentes de carro, pulo de lugares altos e lutas corporais. No cinema, alguns atores são famosos por dispensarem dublês, como Tom Cruise, Angelina Jolie Keanu Reeves. No filme “Salt”, por exemplo, Angelina Jolie interpreta uma agente da Cia envolvida em um possível caso de traição contra os EUA, e a atriz não necessitou de dublê em nenhuma das cenas. Mas o que um ator ou um dublê necessita para desenvolver essas habilidades?

Angelina Jolie em cena do filme “Salt” de 2010.

Atividade Física

A prática de atividades físicas é imprescindível para qualquer ator ou dublê manter seu desempenho corporal na realização das cenas. O condicionamento físico trás benefícios para o sistema circulatório e respiratório, além de fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade dos tendões. Exercícios como pilates, musculação, corrida, natação, yoga, ciclismo, dança e ginástica proporcionam uma melhor resistência do corpo para a realização das cenas de ação, além de trazerem diversos benefícios para a saúde.

Hábitos pouco saudáveis como a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, sal ou açúcar, tabagismo, alto consumo de refrigerantes e comidas processadas são prejudiciais para qualquer pessoa, mas para o ator ou dublê que atua em cenas de ação, são extremamente contraindicados, pois podem ocasionar o surgimento de doenças como pressão alta e diabetes, dificultando o desempenho corporal necessário. Uma alimentação balanceada e controlada, com os exercícios físicos acima citados, são os melhores amigos de um corpo resistente e saudável. 

Luta Corporal

É difícil encontrar um filme de ação que não tenha uma cena de luta. “Matrix”, “Rocky Balboa”, “O Mestre Invencível”, “Capitão América” e “Karatê Kid” são apenas alguns dos filmes onde a luta corporal é muito bem explorada, gerando milhares de dólares em bilheteria. Para o ator ou dublê dessas cenas, conhecer com precisão movimentos de luta é essencial para uma encenação mais realística. As diversas modalidades de lutas corporais trabalham com todas as valências físicas do corpo, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade e ritmo.

Modalidades de luta como boxe, muay thai, judô, jiu-jitsu, karatê, kung-fu, taekwondo e capoeira trabalham os atributos acima citados, aumentando a eficiência e precisão dos golpes, o que deixa a cena menos encenada e mais real para o telespectador. Conhecer o tipo de luta do personagem também é um ponto de conexão extremamente importante, no qual o ator se conecta fisicamente com o personagem, desenvolvendo características particulares que o destaca entre os demais.

Luta com Espadas

A arte da luta com espadas é uma das mais antigas do mundo e foi praticada com afinco pelos guerreiros samurais no oriente, que denominaram a técnica de “kenjutsu”. Durante a idade média, a espada foi o principal instrumento bélico usado nas diversas guerras que ocorreram no período. Muitos filmes e séries já utilizaram essa técnica, como é o caso de “Kill Bill”, “Senhor dos Anéis”, “Star Wars”, “Piratas do Caribe”, “O Tigre e o Dragão”, entre outros.

Para interpretar personagens que utilizam essa técnica, o treino com espadas é imprescindível, pois permite realizar os movimentos com o máximo de precisão, causando maior impacto na audiência. Os benefícios corporais da luta de espadas são diversos, pois estimula a capacidade mental de concentração, atenção e percepção, além de aumentar a capacidade física de coordenação motora, reflexo, velocidade, força e precisão.

Tiro Esportivo

Armas de fogo são amplamente utilizadas em filmes de todos os gêneros, mas principalmente os de ação. O instrumento, embora pareça de fácil manuseio, é muito mais complicado para o uso do que se parece. Diversos atores e dublês fazem aulas de tiro esportivo para adquirirem uma melhor performance com a arma. Filmes como “007”, “Velozes e Furiosos”, “Matrix”, “Tropa de Elite”, “A Origem” e milhares de outros utilizam a técnica de arma de fogo para ajudar os atores em cena.

Embora as cenas dos filmes não sejam reais, a técnica do tiro é praticamente a mesma, adaptada para o modo cênico. O treino serve principalmente para ensinar o ator a portar adequadamente a arma, além de melhorar a velocidade em atirar e o desenvolvimento de um senso de alvo. A prática do esporte requer treinamento com profissionais e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor.

Aliada aos esportes acima citados, a expressão corporal é o maior aliado do ator ou dublê nas de cenas de ação. Com um bom preparo corporal é possível desempenhar qualquer papel, seja ele em um barco pegando fogo ou escalando um perigoso desfiladeiro. O trabalho de atores e dublês é múltiplo, amplo e além de tudo, muito divertido.

Quer saber como todo esse preparo funciona na prática, dentro de um set de filmagem? Dá uma olhada no vídeo  gravado com os alunos do último Curso Livre de Técnicas de Ação para Atores gravado em 2015!

Quer aprender todas essas técnicas para se tornar um profissional completo, pronto para atuar em filmes de ação? CLICA AQUI E CONHEÇA NOSSOS CURSOS!

Share Button