[:pt]BRIAN PENIDO E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO[:]

[:pt]BRIAN PENIDO E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO[:]

[:pt]O maior recurso de uma instituição educacional é seu o Corpo Docente. Pensando nisto, a Escola de Atores Wolf Maya, através do olhar apurado do mestre Wolf Maya, escolhe seus professores a dedo, na busca constante de ter ao dispor de nossos alunos um time de profissionais de alto nível.

Nosso time de professores é composto por artistas de importante destaque no cenário cultural. Profissionais que unem conhecimento acadêmico e experiência prática profissional elevada no Teatro, TV e Cinema. Para assim, juntos, através da troca de ensinamentos e vivências, capacitarmos nossos alunos para que também sejam destaque onde desejam atuar!!!

Brian Penido Ross é ator, professor, produtor, diretor e tradutor. Com quase quarenta anos de carreira, Brian atuou e dirigiu inúmeras peças, principalmente com o tradicional Grupo TAPA, que o integra desde 1982. Percorreu praticamente toda a história do teatro brasileiro: dos autores do século XIX, como Martins Pena, França, Jr. e Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos. Do repertório clássico fez Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg, Pirandello, entre outros. Na TV, apresentou a série “Minuto Científico”, da TV Cultura e “STV Na Dança”, de Ana Francisca Ponzio, na TV Sesc. Atuou no programa infantil “Vila Esperança”, da TV Record.

Foi indicado prêmios Shell e Mambembe na categoria “Melhor Ator” por “Nossa Cidade”, de T. Wilder (1989), e “Major Bárbara”, de Bernard Shaw (2001), lhe rendeu sua segunda indicação para o Prêmio Mambembe. Na Escola de Atores Wolf Maya, Brian leciona a disciplina de Interpretação Teatral.

Dentro da vertente histórias de sucesso que inspiram, orgulhosamente apresentamos:

BRIAN PENIDO E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

Como ator, produtor e diretor se destacou em várias obras, como exemplo:

 

 

DE TODAS AS MANEIRAS QUE HÁ DE AMAR (2020)

 

Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, a peça é baseada em um soneto da poetiza inglesa Elizabeth Barrett. No espetáculo, um casal faz o balanço de toda uma vida. Casados ​​há muito tempo, mas conscientes de que o tempo provocou mudanças no relacionamento, os dois trocam reminiscências alegres, tristes e até mesmo brutais. A peça é a versão brasileira de “Counting the Ways e é estrelada por Brian Penido e Clara Carvalho em atuações belíssimas.

 

 

O JARDIM DAS CEREJEIRAS (2019)

 

A peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov marca os 40 anos do Grupo TAPA. Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, a peça retrata uma família aristocrática e decadente da Rússia, no início do século XX, que resiste em vender a propriedade que abriga um lindo e improdutivo jardim de cerejeiras para pagar as dívidas. Um homem de negócios, de origem camponesa, tem interesse nas terras e tenta convencer os antigos patrões a transformar a fazenda em um polo turístico. O elenco é composto por Brian Penido, Clara Carvalho, Sergio Mastropasqua, entre outros.

 

 

A CANTORA CARECA (2019)

 

Escrita em 1949 pelo francês Eugène Ionesco, o texto é irônico, com diálogos absurdos que levam a total impossibilidade de comunicação entre os seis personagens. O espetáculo tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo e é considerada a primeira  obra da corrente batizada Teatro do Absurdo. Na trama acompanhamos seis personagens vivendo em uma casa burguesa, convivendo com a incomunicabilidade e desigualdade. No elenco encontramos atores renomados como Brian Penido, Clara Carvalho, Guilherme Sant’Anna (professor do Time Wolf Maya), Emilia Rey, Riba Carlovich e Mariana Muniz.

 

 

HOTEL TENNESSEE (2019) 

 

A peça de Tennessee Williams tem direção de Ana Lys e Brian Penido Ross. O espetáculo interativo se passa na década de 1940 em um hotel decadente em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Apesar de sua decoração retrógrada e de estar sem manutenção há muitos anos, esse lugar já foi charmoso e bem frequentado. Tudo começa no lobby, onde acontece uma cena inicial com todos personagens da peça. Em seguida, os espectadores são convidados pelos personagens a escolher uma das várias histórias do espetáculo, que ocorrem simultaneamente nos outros cômodos do casarão. No elenco encontramos os diretores Ana Lys e Brian Penido, e outros atores do Grupo TAPA.

 

 

UMA PEÇA POR OUTRA (1987/2017)

 

Com texto do dramaturgo francês Jean Tardieu, a comédia foi encenada pela primeira em 1987 por Brian Penido Ross Clara Carvalho,  e Guilherme Sant’Anna (professor da Escola de Atores Wolf Maya) no elenco, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Três décadas depois a peça reestreou, dessa vez com Brian Penido Ross e Guilherme Sant’Anna na direção, e Clara Carvalho, Dalton Vigh e Ana Lyz no elenco. No espetáculo são contadas seis histórias, costuradas por hilários números de cabaré. Com trocas de roupas em segundos, conhecemos as histórias: “Oswaldo e Zenaide“, “Para Bom Entendedor Meia…Havia uma Multidão no Solar”, “Se Uma Palavra por Outra”, “Só Eles o Sabem” e “Conversação Sinfonieta”.

 

 

RETRATO FALADO (2015)

 

Com os textos “Fritas no Açúcar” e “Brincando de Sanduíche” do autor inglês Alan Bennett, a montagem tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Em “Fritas no Açúcar”, o solteirão que vive com a mãe esclerosada é interpretado por Brian Penido, saudado pela crítica brasileira por seu humor cáustico diante do assunto, que transita entre a fronteira da saúde mental e da dubiedade sexual. Já “Brincando de Sanduíche” traz Zécarlos Machado no papel do funcionário de um parque que, sob o disfarce de um pacato homem de família, oculta uma vida escabrosa. Com a ação centrada na palavra, as peças dependem prioritariamente da habilidade dos interpretes em cena.

 

 

CONTOS DE SEDUÇÃO (2001-2011)

 

A peça foi escrita pelo autor norte-americano radicado no Brasil J.E. Amacker, que faz uma incursão pelo universo do escritor francês Guy de Maupassant, e tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Montada pela primeira em 2001, o espetáculo aborda seis contos de Maupassant que tratam dos desencontros amorosos na sociedade francesa da belle-époque, abordando temas como traição, desigualdades sociais e o tédio proporcionado pela riqueza em contraponto à praticidade ética dos menos favorecidos de forma bem-humorada. No elenco encontramos grandes nomes do teatro como Brian Penido, Sandra Corveloni (professora do Time Wolf Maya), Barbára Paz e Zecarlos Machado.

 

Brian o nosso muito obrigado por compartilhar toda sua experiência conosco.

CONHEÇA O CURRÍCULO DE BRIAN E DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA![:]

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES:

    Copyright 2025, Escola de Atores Wolf Maya
    Escola de Atores Wolf Maya
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.