Os alunos da unidade do Rio de Janeiro tiveram uma oportunidade incrível oferecida pela nossa escola! Durante a terceira semana de Outubro, foi promovido um circuito de palestras com quatro encontros interativos e divertidos.
Com o objetivo de oferecer conteúdo extra de qualidade aos alunos, além de promover debates sobre a arte e seu ofício, as palestras contaram com a presença de nosso mestre Wolf Maya, professores da escola e é claro, convidados especiais.
1º dia – “O Mercado, o Ator e Novas Mídias”
Abrindo o circuito no dia 17 de Outubro, as produtoras de elenco Ciça Castelo e Cibele Santa Cruz juntaram-se a Raffael Greick, sócio produtor da plataforma Ooppah para discutir “O Mercado, o Ator e Novas Mídias”. Durante o encontro, Wolf Maya e os convidados frisaram que, apesar de terem se tornado meios importantes na hora de criar contato entre atores e produtores, as mídias digitais são apenas ferramentas facilitadoras. É preciso que o ator tenha consciência de como se colocar no mercado, mantenha-se sempre atualizado e o principal: nunca desista.
2º dia – “O Ator e Seu Ofício”
No segundo dia de palestras, Wolf Maya e nossos mestres Thierry Tremouroux, Delson Antunes, Flávia Pucci e Nadia Bambirra discutiram “O Ator e seu Ofício” com os pés no chão e sem deslumbramentos, mas sempre valorizando a importância do amor à arte de ser ator. A professora Flávia Pucci destacou “Assistam à mais peças, mais filmes! Tenham referência, porque estamos em aprendizado constante”. Além de nossos mestres, os alunos formados Jaffar Bambirra e Giullia Buscacio foram convidados a falar sobre as realizações e dificuldades enfrentadas por atores que estão ingressando no mercado.
3º dia – “Cenografia: A Arquitetura da Emoção”
Nem só de atores vive o teatro! Ao lado de Wolf Maya, o cenógrafo José Dias falou sobre a importância do cenário bem pensado na construção de uma história e da emoção dos personagens envolvidos, além das diferenças entre a cenografia para o teatro, a TV e o Cinema. O cenógrafo destacou que cada objeto colocado em cena tem um motivo, um significado, e encerrou o encontro com uma dica valiosa: “Façam o que vocês amam, assim o trabalho se torna prazeroso!”.
4º dia – Nelson e a Cena Contemporânea
Fechando o nosso circuito de palestras, Wolf Maya e os estudiosos de Nelson Rodrigues Jorge Farjalla, João Camargo e Rosa Helena Arras falaram sobre a importância do dramaturgo no cenário contemporâneo brasileiro, destacando as características principais de seu trabalho, além das obras mais marcantes. Diversos de nossos professores prestigiaram o evento, e também participaram do debate. Emocionada, a professora de teatro Lorena da Silva destacou a influência do trabalho de Nelson Rodrigues inclusive no cenário internacional.
Por Renata Fernandes, Rio de Janeiro/2017.