ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS SP TEATRO

JOSEMIR KOWALICK E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

O maior recurso de uma instituição educacional é seu o Corpo Docente. Pensando nisto, a Escola de Atores Wolf Maya, através do olhar apurado do mestre Wolf Maya, escolhe seus professores a dedo, na busca constante de ter ao dispor de nossos alunos um time de profissionais de alto nível.

Nosso time de professores é composto por artistas de importante destaque no cenário cultural. Profissionais que unem conhecimento acadêmico e experiência prática profissional elevada no Teatro, TV e Cinema. Para assim, juntos, através da troca de ensinamentos e vivências, capacitarmos nossos alunos para que também sejam destaque onde desejam atuar!!!

 

Josemir Kowalick – mais conhecido em nossa Escola como Jô – é ator, professor, produtor, diretor e coordenador pedagógico da Unidade São Paulo. Com mais de 30 anos de carreira, Jô é um nome de destaque no cenário teatral brasileiro, atuando, produzindo e dirigindo inúmeras peças, com textos de grandes nomes como Nelson Rodrigues, Fauzi Arap, Bertolt Brecht, Naum Alves de Souza, Tennessee Williams e Federico García Lorca.  

Jô é graduado em artes cênicas e pedagogia. Em sua carreira como docente, ministrou oficinas de interpretação pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e foi responsável pela reformulação pedagógica da Escola de Teatro de São Paulo. 

Peça chave da Escola Wolf Maya desde sua fundação, Jô atuou como coordenador pedagógico em ambas a unidades, além de lecionar as disciplinas de Interpretação Teatral e Improvisação, com especialidades em Tchekhov, Nelson Rodrigues e Comédia de Costumes. 

 

Dentro da vertente histórias de sucesso que inspiram, orgulhosamente apresentamos:

JOSEMIR KOWALICK E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

Como ator, professor, produtor e diretor, se destacou em várias obras, como exemplo:

 

 

ATOR MENTE (2019)

 

A comédia britânica de Steven Berkoff  tem três de suas peças curtas agrupadas e montadas por Marco Antônio Pâmio (professor da Escola Wolf Maya). O espetáculo é uma sátira a profissão de ator, que com muito humor retrata as expectativas, frustrações, cobranças, desemprego e diversas outras questões que compõem “o outro lado da moeda”, desse ofício que muitas vezes parece tão glamouroso. No elenco encontramos Josemir Kowalick,  Norival Rizzo, Noemi Marinho e Luciano Schwab em atuações brilhantes. 

 

 

AMOR EM 79:05 (2016-2020)

 

O espetáculo é uma adaptação de Elias Andreato (professor do Time Wolf Maya) para o livro homônimo de Vinícius Márquez. Com uma abordagem contemporânea, a peça apresenta um escritor de meia idade que vivencia momentos de solidão e amor, enquanto enfrenta frustrações, desejos e derrotas sob uma intensa aura poética. O espetáculo retrata com sensibilidade um imaginário relacionamento homoafetivo do personagem com um belo e jovem rapaz, expondo as dificuldades da relação em meio à devaneios e momentos de ternura. A peça introspectiva e profunda é encenada por Josemir Kowalick e Eduardo Ximenes, e contam com músicas de Fábio de Sá e letras de Elias Andreato.

 

 

PANO DE BOCA (2015)

 

Escrito em 1975 por Fauzi Arap, o drama é dirigido por Marcelo Marcus Fonseca (professor do Time Wolf Maya). Em um denso espetáculo, acompanhamos o desmantelamento de um grupo teatral em virtude da ditadura, a ascensão das novelas e a possível visita de um censor, abordando os questionamentos sobre a viabilidade de ser artista no Brasil. Encontramos no espetáculo atuações brilhantes de Josemir Kowalick, Daniel Ortega, Marcelo Marcus Fonseca, Gabriela Morato, Diogo Cintra, Rebeca Ristoff entre outros. 

 

 

O SEMEADOR (2015) 

 

A peça de Gabriel Chalita tem direção de Hudson Glauber (diretor artístico da Escola Wolf Maya) e co-direção de Josemir Kowalick. Na trama conhecemos Rodolfo, um professor aposentado que mantém a esperança de que seu filho apareça para a ceia natalina. Quem aparece de surpresa é Paulo, seu ex aluno, vizinho e colega de profissão, que instaura um debate sobre relacionamentos e sentimentos profundos. No elenco encontramos Genésio de Barros e Thiago Mendonça em atuações esplendorosas. 

 

 

ABAJUR LILÁS (2014)

 

Com texto do incrível Plínio Marcos, a remontagem da peça teve direção de André Garolli – professor do Time Wolf Maya que também cuidou do cenário – e marca os 15 anos de morte de Plínio e os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil. A trama revela um prostíbulo sob comando do autoritário cafetão Giro, que submete as prostitutas Dilma, Célia e Leninha a humilhações contantes. As prostitutas, por sua vez, encarnam diferentes forças atuantes dentro da sociedade fictícia para lidar com o dia-a-dia complicado, em um ambiente onde os jogos de poder e os conflitos de interesses podem reduzir o valor da vida a menos que um abajur lilás. No elenco encontramos Josemir Kowalick, Carol Marques, Daniel Morozetti, Fernanda Viacava e Isadora Ferrite

 

 

O INSPETOR (2011) 

 

Baseada em “O Inspetor Geral” de Nikolai Gogol, o espetáculo tem adaptação e direção de Hudson Glauber e Josemir Kowalick. O texto de 1836 conta a história de um vilarejo tomado pela corrupção, que recebe a visita de um inspetor enviado pelo czar para investigar as falcatruas no poder local. A governante sugere uma faxina na cidade para disfarçar o caos e a má administração, mas é só para impressionar o suposto vigia real. Gogol faz uma sátira dos costumes e da moral da elite russa no século XIX, que cabe perfeitamente Brasil de hoje. No elenco encontramos Josemir Kowalick, Juçara Morais (professora do Time Wolf Maya), Albenis Amaral, Bruno Fadelli, Caio Gorzoni, Carolina Saru, Hani Hallage entre outros. 

 

 

MONÓLOGO DA VELHA APRESENTADORA (2009)

 

Com texto de Marcelo Misola e direção de Josemir Kowalick, a comédia marca os 60 anos do ator, escritor e crítico de teatro Alberto Guzik. O espetáculo traz o hilário desabafo da velha Febe Camacho, uma mulher pertencente aos tempos históricos da televisão brasileira. Após o sequestro de sua empregada, Febe decide não pagar o resgate, mas encontra-se encurralada e sem saída, pois é ameaçada pelos raptores por “falta de sensibilidade social”, o que seria terrível para sua reputação. Assim, Febe usa seu programa para relembrar os tempos antigos e criticar os novos.

 

 

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA (2007) 

 

A peça de Nelson Rodrigues tem direção de Josemir Kowalick. A trama propõe uma mistura de melodrama e comédia, expondo a hipocrisia moral da classe média através de Herculano, um homem puritano, que só havia conhecido uma mulher na vida, sua falecida esposa. Ele promete para Serginho, seu filho, enquanto sua mulher agonizava, que jamais teria outro relacionamento, porém Herculano se apaixona por Geni, uma prostituta, e lança seu filho, seus parentes e ele mesmo numa delirante crise de valores. A peça é estrelada por Leonardo Miggiorin, Olayr Coan, Cláudia Bertazzo, João Lima Jr., Alexandre Contini, Cybeli de Thonet, entre outros. 

 

Jô o nosso muito obrigado por compartilhar toda sua experiência conosco.

CONHEÇA O CURRÍCULO DE JOSEMIR E DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA!

Share Button