TEATRO-DANÇA
Coordenação Daniella Visco
Apresentação:
O curso propõe um atravessamento entre as práticas desenvolvidas pelos professores: João Saldanha (Ballet Clássico/Dança contemporânea), Andrea Jabor (Contato Improvisação), Joelson Gusson (Viewpoint), Daniella Visco (Corpo Cênico), para a concepção e montagem de um espetáculo.
Processo que irá se desenvolver a partir de proposições que serão definidas ao longo de uma convivência de 7 meses e 9 apresentações no Teatro Nathalia Timberg.
QUEM PODE FAZER?
Atores e dançarinos profissionais e amadores, mediante seleção por currículo.
DURAÇÃO
7 meses
HORÁRIOS
De Segunda a Sexta, das 10h às 12h30.
INÍCIO DAS AULAS
27/03/2017
CERTIFICADO E PARTICIPAÇÃO NO ESPETÁCULO
Mediante freqüência mínima 85%.
Funcionamento:
Aulas de segunda a sexta das 10h às 12h30
Cada dia da semana será ministrado por um professor;
+ Cruzamentos entre o Ballet Clássico e a Dança contemporânea – João Saldanha
A aula visa uma atenção aos pilares de sustentação do corpo, (conexão do psoas com o diafragma) a partir de uma prática onde se da o cruzamento da técnica de Ballet clássico com a técnica de soltura e expansão das articulações.
+ Contato Improvisação – Andrea Jabor
CI é um diálogo através do toque e do peso no espaço e no tempo. Ao tomar consciência deste diálogo, entramos em contato com o equilíbrio, o alinhamento dos ossos, a gravidade e as forças que atuam contra ela. É nesta consciência do corpo, do toque, do peso e da gravidade que surge a dança e técnica do contato-improvisação. Um jogo empático reflexivo, entre dois bailarinos, onde o comando é sentir e seguir o corpo em movimento na improvisação, tomando consciência dos vários efeitos desta troca no tempo e no espaço. Andrea, tendo estudado com os fundadores Steve Paxton e Nancy Starck Smith, parte da técnica do CI e une este trabalho aos ritmos e danças brasileiras em busca de um corpo potente, autêntico, vivo e cheio de ritmo e expressão.
+ Viewpoint – Joelson Gusson
Os viewpoints são uma filosofia de movimento, traduzida em uma técnica que pode servir tanto para treinamento, como para a criação cênica. Método desenvolvido pela diretora norte-americana Anne Bogart, explora processos de criação por meio de improvisação e composição corporal e vocal envolvendo estados de percepção, atenção, escuta e memória.
Os focos deste trabalho são o aprimoramento da consciência físico-espacial e do potencial criativo do performer, através da construção de simbologias concretas.
O método viewpoints trabalha sobre a figura primordial do “performer”, indistinto do ator ou do bailarino, borrando as fronteiras de nomenclatura ainda existentes entre o Teatro e a Dança.
+ Corpo Cênico – Daniella Visco
Passando por várias camadas de entendimento do que é um corpo ou corpos (corpo físico, mental, emocional, energético, sutil e espiritual). Fatio, mapeio e fundamento os corpos para que possamos reconhecer e codificar diferentes regiões, chaves, centros de energia e fontes de impulsos para determinadas ações na atuação, seja através da dança, e ou teatro.
Este treinamento foi criado ao longo do meu percurso como bailarina e professora de Ballet Clássico, Iogue e instrutora de Yoga e da minha vivência com diversas praticas corporais e inúmeros processos de criação, tanto na dança como no teatro.