Nascido no Rio de Janeiro, Ignácio Coqueiro é Diretor e Professor de Dramaturgia. Durante sua vida profissional atuou dirigindo telenovelas, séries, minisséries, especiais, programas de auditório, reality shows, programas de humor, teatro e shows musicais. Ignácio é possui licenciatura em música pela Escola Nacional de Música e em sua carreira trabalhou para grandes emissoras como Rede Globo, Band e Record, acumulando ao longo destes anos uma vasta experiência na televisão. Dirigiu programas como: “Caldeirão do Hulk”, “Hora do Faro”, “Programa da Xuxa”, e compartilhou a direção de telenovelas como “Cara e Coroa”, “Poder Paralelo”, “A Viagem”, além de muitos outros sucessos.
- PODER PARALELO
Produzida e exibida pela Record TV no ano de 2009/ 2010. A telenovela foi escrita por Lauro César Muniz, e dirigida por Ignácio Coqueiro. Inspirada no livro “Honra ou Vendetta”, do jornalista Silvio Lancelotti, a trama da história rodeia em torno de Tony Castellamare interpretado por Gabriel Braga Nunes, que mora com sua família na Itália e é suspeito de ligações com a máfia, além de ser alvo do atentado da própria família que morre em uma explosão organizada pela instituição criminosa em um ordem vinda do Brasil. O que faz Tony retornar ao Brasil para vingar a morte de sua esposa e dos filhos.
- ESPECIAL DE NATAL DA XUXA
Direção geral dos especiais de Natal da Xuxa da Rede Globo de Televisão nos anos de 1998 a 2000, e 2004. Especial de Natal apresentado por Xuxa Meneghel do ano de 2004 foi “Papai Noel Sumiu?”. A história começa com o velório de Papai Noel (Cláudio Corrêa e Castro) na Lapônia. A notícia da morte de Nicolau Orlando Everton Liobaldo se espalha pelo mundo, e diversas personalidades, como Xuxa, viajam até a região para dar o último adeus ao “bom velhinho”. Inconformada com a morte de Papai Noel e desconfiada de que há algo errado, Xuxa decide procurar a ajuda da B.E.M, organização que luta contra as forças do mal. Xuxa e sua turma passam por poucas e boas mas conseguem voltar no tempo e salvar o “bom velhinho”.
A novela “Cara & Coroa” entrou no ar em 1995, na Rede Globo de Televisão. Com direção compartilhada entre os diretores de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro, Carlos Magalhães, André Schultz e Maurício Farias. A trama apostava na imbatível fórmula envolvendo gêmeas que trocam de lugar. Christiane Torloni viveu o papel duplo na história, foi Fernanda e Vivi, com personalidades completamente opostas ambas passam por poucas e boas até descobrirem que são irmãs. Curiosidades da novela Cara & Coroa, os vilões Mauro (Miguel Falabella) e Heloísa (Maitê Proença) eram chiques, irreverentes e divertidos. Dúbios, alternavam-se em momentos fascinantes e monstruosos. A dupla garantiu boas cenas à trama, e caiu no gosto do público. Cara & Coroa marcou as estreias de Luis Melo, Rosi Campos e Heitor Martinez em novelas da TV Globo. Nosso mestre Wolf Maya, interpretou na trama o personagem Cícero, pai da jovem Nadja, vivida por Maria Maya, sua filha na vida real.
“A Viagem” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em 1994, com direção do mestre Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias. A Novela gira em torno de Alexandre que é condenado a mais de 20 anos de prisão após um assassinado. Para não sofrer na cadeia, ele suicida-se. Mas, Alexandre promete vingança para quem o entregou, seja nesta vida ou na outra. “A Viagem” abordava o tema da vida após a morte, de acordo com a doutrina espírita kardecista. Uma das novelas recordistas de audiência no horário das 19h.
A novela “Barriga de Aluguel” da autora Glória Perez, é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em 1990, com direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Sílvio Francisco. História é sobre Ana e Zeca que formam um casal bem-sucedido e moderno, que ostenta uma vida tranquila e organizada, vivendo inclusive das glórias de Ana, uma conhecida jogadora de vôlei. Porém, para completar a felicidade dos dois, falta um filho, impossibilitados de ter oferecem então uma pequena fortuna para Clara alugar a sua barriga, a jovem que vive em dificuldades constantes, financeiras e emocionais. Curiosamente a novela discutiu um tema novo na época: os limites éticos da inseminação artificial envolvendo mães de aluguel. Ela foi exibida em mais de 30 países, entre eles Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Moçambique, Peru, Rússia, Suíça e Turquia.