ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS EVENTOS NEWS RIO

UNIDADE RIO APRESENTA A OFICINA “ESTUDOS DA VOZ NO TEATRO”

UNIDADE RIO APRESENTA “ESTUDOS DA VOZ NO TEATRO” como foco a possibilidade de expandir seu potencial artístico usando os estudos da voz como caminho para a criação teatral.

Com foco em expandir potencial artístico dos alunos do Curso Profissionalizante de Atores da – Unidade Rio – usando os estudos da voz como caminho para a criação teatral criamos a “OFICINA DE ESTUDOS DA VOZ NO TEATRO”.

 

A oficina Estudos da Voz no Teatro – Método de Leitura- Ação Dramatizada consiste em um projeto prático que pretende investigar o lugar de onde se lê como ponto de partida para a criação do ator. A leitura de mesa e o método Leitura-Ação Dramatizada, desenvolvida pelo professor do Curso Profissionalizante de Atores -Unidade Rio- disciplina de “Expressão Vocal” Rohan Baruck, tem como objetivo desenvolver uma inteligência cênica nos alunos, permitindo que, como atores possam utilizar de todos os seus sentidos repercutindo em um melhor desempenho artístico.

A oficina Estudos da Voz No Teatro contará com 10 encontros, de 2h30 minutos,  das 18h30 ás 21h, as terçasna sala de Teatro Nathalinha com início  previsto para 28 de abril, onde serão realizadas desde atividades práticas de leitura dramatizada e os encontros com os autores dos textos contemporâneos que serão estudados durante a oficina: FABRÍCIO BRANCO, JÉSSIKA MENKEL, AGATHA DUARTE, HERTON GUSTAVO GRATTO e ANTONIO TOSTES.

Entendendo que a leitura dramatizada é uma das etapas mais importantes em alguns processos de criação e um dos recursos mais utilizados para seleção de elenco, é importante para futuros atores e atrizes investirem no desenvolvimento das técnicas que ajudam na expressão vocal, usando imagens mentais e experiências sensoriais, pode contribuir bastante para potencializar o desempenho dos atores no fazer artístico.

CONTEÚDO BASE DE NOSSA OFICINA!

CONHEÇA O CRONOGRAMA COM A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES  E OS AUTORES DOS ENCONTROS:

 

  • 1º Encontro: Aula inaugural e Roda de Conversa com Antônio Tostes. Os desafios de criação em uma dramaturgia adaptada.
  • 2º Encontro: Análise e leitura dramatizada: “Os Pais Terríveis”, de Jean Cocteau. Adaptação de Antônio Tostes.
  • 3º Encontro: Análise e leitura dramatizada: “Solo”, de Fabrício Branco.  Texto premiado pelo Seleção Brasil em Cena.
  • 4º Encontro: Análise e leitura dramatizada: “Cálculo Ilógico”, de Jéssika Menkel.  Texto indicado aos prêmios Cesgran Rio de Teatro e APTR.
  • 5º Encontro: Análise e leitura dramatizada: “Em um Lugar Chamado Lugar Nenhum”, de Agatha Duarte.
  • 6º Encontro: Análise e leitura dramatizada: “Moléstia”, de Herton Gustavo Gratto.
  • 7º Encontro: acontece a roda de conversa com os autores: Fabrício Branco, Jéssika Menkel, Agatha Duarte e Herton Gustavo Gratto. Dramaturgias originais: ficção e auto ficção.
  • 8º Encontro: Aplicação do método Leitura-Ação Dramatizada.
  • 9º Encontro: Aplicação do método Leitura-Ação Dramatizada.
  • 10º Encontro: Passagem técnica (18h30 às 20h). Apresentação pública dos espetáculos de Leitura-Ação (20h às 22h30).

O cronograma e suas atividades podem sofrer alterações durante o projeto.

 

  FABRÍCIO BRANCO:  Autor carioca, premiado pelo Seleção Brasil em Cena com seu texto “SOLO” que teve temporada de estreia no Centro Cultural Banco do Brasil. O espetáculo foi transformado em um livro, publicado em 2019. Além disso, o espetáculo “Distorções”, de sua autoria, tem recebido elogios da crítica especializada e retoma temporada em 2020, no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro.

 

 JÉSSIKA MENKEL: Autora e atriz, Jéssika Menkel foi uma das revelações de 2019 sendo indicada aos principais prêmios de teatro do Rio de Janeiro. O espetáculo “Cálculo Ilógico”, de sua autoria, recebeu indicações ao Prêmio Cesgran Rio de Teatro (a autora mais jovem da história do prêmio) e ao Prêmio APTR. A dramaturgia foi publicada em livro, com prefácio de Tânia Brandão.

 

 AGATHA DUARTE: Autora e atriz, Agatha Duarte acumula um repertório de espetáculos autorais. “Em um Lugar Chamado Lugar Nenhum” estreou no Centro Cultural Banco do Brasil, sendo elogiado pela crítica e público, passando por festivais de teatro pelo Brasil e agraciado pelo edital Furnas, dada a sua relevância. Já o monólogo “O que só Passarinho Entende”, fez turnê por três regiões brasileiras e se transformou em livro, em 2019.

 

 HERTON GUSTAVO GRATTO: Autor mato-grossense, Herton Gustavo Gratto vem construindo um repertório dramatúrgico desde as produções teatrais a audiovisuais. No teatro, os espetáculos “Moléstia”, “Rugas” e “Eu só queria que você não olhasse pro lado’ se destacam pela crítica especializada e sucesso de temporadas.

 

 ANTÔNIO TOSTES: Professor na PUC-RJ no curso de Pós-Graduação Latu Senso Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo (2020), Antônio Tostes é tradutor e ator. Como tradutor, seus últimos trabalhos são os textos teatrais “Os pais terríveis” (2020), de Jean Cocteau; “Os Vibrantes” (2019), de Aïda Asgharzadeh; “Casimir e Caroline” (2017), de Ödön von Horváthe dirigida porIsaac Bernat; “Hanokh” (2017), textos de HanokhLevinDouceVengeance e dirigido por Isaac Bernat; e “Os Arquivos do Mundo” (2016), espetáculo adaptado a partir das peças “Cejour-là e Ronde de Nuit”, do Théâtredu Soleil e Aftaab.

INSCRIÇÕES ATÉ 25/04/2020

PRÉ-REQUISITOS PARA CURSAR:

  • Estar cursando ou já ser formado no Curso Profissionalizante de Atores.

SERVIÇO: 10 encontros – DE 28 de abril a 30 de junho de 2020

Duração: 2h30 cada, exceto o último encontro que terá duração de 4h para apresentação dos resultados da Leitura-Ação Dramatizada.

Frequência:1 (uma) vez por semana.

Dias e horários: 28/04 a 30/06 – Terças de 18h30 às 21h

Limite Total de Participantes: 25 alunos

VALOR DA OFICINA: R$240.00 que pode ser parcelado em duas parcelas de R$120.00.

INSCREVA-SE VIA EMAIL:

RIO: cursos.rj@wolfmaya.com.br |

(21) 3388-5864 | WhatsApp (21) 97919-2449

 

FAÇA PARTE DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ATORES!

 

 

 

Share Button