Você já se perguntou o por quê dos filmes e séries transmitirem tantas emoções para quem está assistindo? Muito além da história que está sendo contada, a representação visual é o produto final que chega até o espectador, e é a partir dessas imagens que nos emocionamos, sentimos medo e outras sensações. Para você entender melhor o que é essa profissão essencial do diretor de fotografia, continue lendo 😉
Cena do filme “Roma”, vencedor do Oscar na categoria “Melhor Fotografia” em 2019.
Um dos principais setores dentro de um projeto audiovisual, a direção de fotografia tem como objetivo reproduzir as ideias do diretor em imagens que concretizam a atmosfera da produção, transmitindo ao expectador elementos que ajudam a compor a narrativa e torná-la completa visualmente. O diretor de fotografia anda sempre alinhado ao objetivo representativo do diretor, assim como as ideias estéticas desenvolvidas pelo diretor de arte.
Enquanto o diretor da produção olha para o projeto de uma forma geral, expressando quais sentimentos as cenas devem passar e qual ele quer que seja o resultado final, os setores específicos, como o de fotografia, canaliza todas essas ideias do diretor e as tornam concretas através de detalhes essenciais que ambientam a cena. Mas lembre-se de uma coisa: o diretor de fotografia não é o diretor de arte.
Cena de “1917”, vencedor do Oscar na categoria “Melhor Fotografia” em 2020.
Na direção de arte, o diretor desse setor fica responsável por todos os elementos visuais da cena, como o cenário, a aparência dos personagens, os figurinos e demais elementos de modo a torná-los harmônicos. Já a direção de fotografia trabalha com uma unidade visual do projeto, com os enquadramentos de câmera, luz e demais demandas de gravação.
Entre os dois setores é necessário uma comunicação eficaz, pois eles trabalham em conjunto para definir e aprovar locações, paleta de cor e outros elementos que intersectam os dois trabalhos. Além de que o trabalho da fotografia depende também das escolhas de cenário, maquiagem e figurino feitas pelo departamento de arte – por exemplo, as cores escolhidas pelo diretor de arte refletem a luz de formas diferentes, que precisa ser regulada pelo diretor de fotografia para que tenha melhores resultados.
Cena do filme “Blade Runner 2049” vencedor do Oscar de “Melhor Fotografia” em 2018.
Numa equipe de fotografia encontramos as seguintes funções:
Operador de câmera: responsável pelo uso da câmera;
Foquista: faz as marcações de foco da cena;
Claquetista: faz as anotações da claquete e a marcação da cena/take;
Logger: é responsável por cuidar e checar os arquivos gravados;
Técnico de imagem digital: garante a unidade visual do que foi gravado;
Eletricista: cuida de todas as ligações elétricas;
Maquinista: montagem dos equipamentos.
E aí, gostou dessa profissão? Acha que tem tudo a ver contigo? Conheça nossos cursos e fique por dentro do universo cênico 😉