ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS NEWS SP TEATRO

BRIAN PENIDO E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

O maior recurso de uma instituição educacional é seu o Corpo Docente. Pensando nisto, a Escola de Atores Wolf Maya, através do olhar apurado do mestre Wolf Maya, escolhe seus professores a dedo, na busca constante de ter ao dispor de nossos alunos um time de profissionais de alto nível.

Nosso time de professores é composto por artistas de importante destaque no cenário cultural. Profissionais que unem conhecimento acadêmico e experiência prática profissional elevada no Teatro, TV e Cinema. Para assim, juntos, através da troca de ensinamentos e vivências, capacitarmos nossos alunos para que também sejam destaque onde desejam atuar!!!

Brian Penido Ross é ator, professor, produtor, diretor e tradutor. Com quase quarenta anos de carreira, Brian atuou e dirigiu inúmeras peças, principalmente com o tradicional Grupo TAPA, que o integra desde 1982. Percorreu praticamente toda a história do teatro brasileiro: dos autores do século XIX, como Martins Pena, França, Jr. e Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos. Do repertório clássico fez Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg, Pirandello, entre outros. Na TV, apresentou a série “Minuto Científico”, da TV Cultura e “STV Na Dança”, de Ana Francisca Ponzio, na TV Sesc. Atuou no programa infantil “Vila Esperança”, da TV Record.

Foi indicado prêmios Shell e Mambembe na categoria “Melhor Ator” por “Nossa Cidade”, de T. Wilder (1989), e “Major Bárbara”, de Bernard Shaw (2001), lhe rendeu sua segunda indicação para o Prêmio Mambembe. Na Escola de Atores Wolf Maya, Brian leciona a disciplina de Interpretação Teatral.

Dentro da vertente histórias de sucesso que inspiram, orgulhosamente apresentamos:

BRIAN PENIDO E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

Como ator, produtor e diretor se destacou em várias obras, como exemplo:

 

 

DE TODAS AS MANEIRAS QUE HÁ DE AMAR (2020)

 

Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, a peça é baseada em um soneto da poetiza inglesa Elizabeth Barrett. No espetáculo, um casal faz o balanço de toda uma vida. Casados ​​há muito tempo, mas conscientes de que o tempo provocou mudanças no relacionamento, os dois trocam reminiscências alegres, tristes e até mesmo brutais. A peça é a versão brasileira de “Counting the Ways e é estrelada por Brian Penido e Clara Carvalho em atuações belíssimas.

 

 

O JARDIM DAS CEREJEIRAS (2019)

 

A peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov marca os 40 anos do Grupo TAPA. Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, a peça retrata uma família aristocrática e decadente da Rússia, no início do século XX, que resiste em vender a propriedade que abriga um lindo e improdutivo jardim de cerejeiras para pagar as dívidas. Um homem de negócios, de origem camponesa, tem interesse nas terras e tenta convencer os antigos patrões a transformar a fazenda em um polo turístico. O elenco é composto por Brian Penido, Clara Carvalho, Sergio Mastropasqua, entre outros.

 

 

A CANTORA CARECA (2019)

 

Escrita em 1949 pelo francês Eugène Ionesco, o texto é irônico, com diálogos absurdos que levam a total impossibilidade de comunicação entre os seis personagens. O espetáculo tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo e é considerada a primeira  obra da corrente batizada Teatro do Absurdo. Na trama acompanhamos seis personagens vivendo em uma casa burguesa, convivendo com a incomunicabilidade e desigualdade. No elenco encontramos atores renomados como Brian Penido, Clara Carvalho, Guilherme Sant’Anna (professor do Time Wolf Maya), Emilia Rey, Riba Carlovich e Mariana Muniz.

 

 

HOTEL TENNESSEE (2019) 

 

A peça de Tennessee Williams tem direção de Ana Lys e Brian Penido Ross. O espetáculo interativo se passa na década de 1940 em um hotel decadente em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Apesar de sua decoração retrógrada e de estar sem manutenção há muitos anos, esse lugar já foi charmoso e bem frequentado. Tudo começa no lobby, onde acontece uma cena inicial com todos personagens da peça. Em seguida, os espectadores são convidados pelos personagens a escolher uma das várias histórias do espetáculo, que ocorrem simultaneamente nos outros cômodos do casarão. No elenco encontramos os diretores Ana Lys e Brian Penido, e outros atores do Grupo TAPA.

 

 

UMA PEÇA POR OUTRA (1987/2017)

 

Com texto do dramaturgo francês Jean Tardieu, a comédia foi encenada pela primeira em 1987 por Brian Penido Ross Clara Carvalho,  e Guilherme Sant’Anna (professor da Escola de Atores Wolf Maya) no elenco, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Três décadas depois a peça reestreou, dessa vez com Brian Penido Ross e Guilherme Sant’Anna na direção, e Clara Carvalho, Dalton Vigh e Ana Lyz no elenco. No espetáculo são contadas seis histórias, costuradas por hilários números de cabaré. Com trocas de roupas em segundos, conhecemos as histórias: “Oswaldo e Zenaide“, “Para Bom Entendedor Meia…Havia uma Multidão no Solar”, “Se Uma Palavra por Outra”, “Só Eles o Sabem” e “Conversação Sinfonieta”.

 

 

RETRATO FALADO (2015)

 

Com os textos “Fritas no Açúcar” e “Brincando de Sanduíche” do autor inglês Alan Bennett, a montagem tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Em “Fritas no Açúcar”, o solteirão que vive com a mãe esclerosada é interpretado por Brian Penido, saudado pela crítica brasileira por seu humor cáustico diante do assunto, que transita entre a fronteira da saúde mental e da dubiedade sexual. Já “Brincando de Sanduíche” traz Zécarlos Machado no papel do funcionário de um parque que, sob o disfarce de um pacato homem de família, oculta uma vida escabrosa. Com a ação centrada na palavra, as peças dependem prioritariamente da habilidade dos interpretes em cena.

 

 

CONTOS DE SEDUÇÃO (2001-2011)

 

A peça foi escrita pelo autor norte-americano radicado no Brasil J.E. Amacker, que faz uma incursão pelo universo do escritor francês Guy de Maupassant, e tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Montada pela primeira em 2001, o espetáculo aborda seis contos de Maupassant que tratam dos desencontros amorosos na sociedade francesa da belle-époque, abordando temas como traição, desigualdades sociais e o tédio proporcionado pela riqueza em contraponto à praticidade ética dos menos favorecidos de forma bem-humorada. No elenco encontramos grandes nomes do teatro como Brian Penido, Sandra Corveloni (professora do Time Wolf Maya), Barbára Paz e Zecarlos Machado.

 

Brian o nosso muito obrigado por compartilhar toda sua experiência conosco.

CONHEÇA O CURRÍCULO DE BRIAN E DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA!

Share Button