O Professor Del Rangel é Diretor e Produtor e fez trabalhos nas maiores emissoras da televisão brasileira, como a Rede Globo, o SBT – na qual ele chegou a assumir a Direção Geral de Teledramaturgia – e a Rede Bandeirantes. Atualmente, Del também é diretor dos longa-metragens produzidos pelos alunos do Módulo 6 do Curso Profissionalizante de Atores da Escola Wolf Maya.
Ao longo de sua carreira, Del Rangel já dirigiu cerca de 30 produções televisivas, além de seus quase 10 trabalhos no cinema. Quer conhecer mais sobre a trajetória dele? Então, confira abaixo alguns de seus principais projetos:
- UMA ROSA COM AMOR (2010)
Exibida pelo SBT em 2010, “Uma Rosa com Amor” é um remake de Vicente Sesso, que foi ao ar pela Rede Globo em 1972. Esta nova versão foi adaptada por Tiago Santiago e Del Rangel assumiu a direção-geral da novela. A trama conta a história de Serafina, uma jovem humilde que vive com sua família em um cortiço em São Paulo, e Claude, um empresário francês que está prestes a fechar um grande negócio e que precisa urgentemente de um visto de permanência e a cidadania brasileira. A vida de ambos se cruza quando um amigo de Claude sugere que o mesmo se case com Serafina para conseguir a documentação que precisa.
- VENDE-SE UM VÉU DE NOIVA (2009)
Transmitida em 2009 pelo SBT, esta novela é um remake de “Véu de Noiva”, novela de Janete Clair exibida em 1969 pela Rede Globo. Adaptada por Íris Abravanel e com direção-geral de Del Rangel, “Vende-se Um Véu de Noiva” foi dividida em duas fases, na qual retrata a vida e as intrigas dentro da família Baronese. E uma curiosidade: nossa Professora Samantha Dalsóglio estava no elenco da primeira fase da novela, interpretando a malvada Eunice. Olha ela ai na foto contracenando com a atriz Thaís Pacholeck!
- CRISTAL (2006)
Esta produção foi um remake de uma novela venezuelana, adaptada por Anamaria Nunes e direção de Del Rangel, Herval Rossano, Mayara Magri, Jacques Lagoa e Luis Antônio Piá. “Cristal” foi ao ar em 2006 pelo SBT, contando a história de Cristina, uma linda moça de 22 anos que sonha em ser modelo, e é, na verdade, a filha perdida da empresária Vitória Ascânio e do padre Ângelo de Jesus, que mantiveram um romance proibido na juventude.
Pelo ponto de vista da crítica especializada, a minissérie “Os Maias” – exibida pela Rede Globo em 2001 – foi o ponto alto da carreira de Del Rangel, que assumiu a direção do projeto ao lado de Emilio Di Biasi. A produção é uma adaptação do romance de Eça de Queiroz para a televisão, sendo escrita por Maria Adelaide Amaral, que uniu, também, elementos de outras obras de Eça, como “A Relíquia” e “A Capital”. O enredo gira em torno da família Maia, pertencente à aristocracia portuguesa em meados do século XIX. A história da família é repleta de tragédias, começando pelo suicídio de Pedro da Maia, filho de Dom Afonso da Maia, que acontece após sua esposa, Maria Monforte, fugir com seu amante e a filha do casal, Maria Eduarda, deixando para trás, também, o irmão gêmeo da menina, chamado Carlos Eduardo. Dom Afonso cria o neto após a morte de seu filho, mas ele não esperava que Carlos e Maria Eduarda se encontrariam e se apaixonariam perdidamente na vida adulta, ambos sem saberem que são irmãos.
- ÉRAMOS SEIS (1994)
Esta novela foi uma adaptação televisiva da obra de mesmo nome da escritora Maria José Dupré. Criada por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho e dirigida por Del Rangel e Henrique Martins, “Éramos Seis” foi transmitida pelo SBT no ano de 1994. A trama se passa em São Paulo, nos anos 1920, e retrata a vida de Lola ao lado de seu marido, Júlio, e seus quatro filhos: Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho.
- UMA ESCOLA ATRAPALHADA (1990)
Dirigido por Del Rangel, “Uma Escola Atrapalhada” é um filme de comédia de 1990, que traz Angélica e Supla nos papéis principais, conhecido por ser mais um dos filmes dos Trapalhões – apesar de os integrantes do grupo não terem sido os protagonistas. A história se passa no tradicional Colégio Mateus Rosée que, por estar passando por diversos problemas financeiros, está na mira de uma imobiliária que pretende construir um supermercado em seu lugar.
Escrita por Carlos Lombardi, a novela foi ao ar em 1988 pela Rede Globo, na faixa das 19h00. Del Rangel assumiu a direção ao lado de Roberto Talma, Marcelo de Barreto e Paulo Trevisan. “Bebê a Bordo” conta a história de Ana e sua filha, Heleninha, a bebê que nasceu no carro de Tonico Ladeira enquanto a mãe tentava fugir da polícia.
Novela escrita por Silvio de Abreu em 1986 com o intuito de retratar nas telinhas a situação complicada que o Brasil vivia na época. Junto de Jorge Fernando, Del Rangel esteve à frente da direção deste projeto. “Cambalacho” foi exibida pela Rede Globo, no horário das 19h00, e narrou a vida de dois trambiqueiros: Naná e Jerônimo. Ambos cometem suas trapaças para poder sobreviver, pois não têm outra escolha.
- O TRAPALHÃO NA ARCA DE NOÉ (1983)
Filme de comédia de 1983, dirigido por Del Rangel e estrelado por Renato Aragão. A produção conta a história de Duda, Kiko e Zeca, três amigos que estão sempre preocupados com a proteção dos animais e que são convocados por Noé para defender a fauna do Pantanal.