No cinema, a maquiagem é considerada uma verdadeira arte! Tanto que, em 1982, o Oscar criou uma categoria exclusiva para que os gênios da maquiagem cinematográfica também fossem reconhecidos. E pra mostrar o trabalho incrível realizado em algumas produções, selecionamos maquiagens que, além de marcarem história, também são obras de arte. Confira!
- John Hurt, em “O Homem Elefante” (1980)
No filme, a maquiagem do ator John Hurt levava cerca de oito horas para ficar pronta e Cristopher Tucker foi o maquiador responsável por desenvolvê-la. O longa é uma biografia que conta a vida de Joseph Merrick – cujo nome foi modificado para John Merrick no filme –, um homem que teve a aparência de seu corpo completamente afetada por uma doença, no fim do século XIX, ganhando o apelido de “Homem Elefante”. E foi exatamente por causa desta produção que a Academia de Artes e Ciências Cinematrográficas decidiu criar a categoria de Melhor Maquiagem para o Oscar, em vista de que o filme não foi reconhecido com nenhuma estatueta (apesar de ter recebido diversas indicações) e os elogios ao trabalho de Christopher Tucker eram inúmeros.
- David Naughton e Griffin Dunne, em “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981)
Com maquiagens feitas por Rick Baker, especialista em maquiagem e efeitos especiais, este foi o primeiro filme a faturar o Oscar de Melhor Maquiagem. Além disso, Rick teve um forte impulso em sua carreira após dedicar-se ao longa. Até hoje, o filme é considerado um clássico e já surgiram rumores a respeito de um remake, que seria dirigido por Max Landis, filho de John Landis, diretor desta primeira versão.
- Gary Oldman, em “Drácula de Bram Stocker” (1992)
Dirigido por Francis Ford Coppolla, este filme também faturou a estatueta de Melhor Maquiagem no ano de 1993. O ator Gary Oldman deu vida ao romeno Vlad Tepes (também conhecido como Drácula!) que, após perder sua amada, entrega sua alma ao diabo, jurando beber sangue para sempre a partir daquele momento. Quatro séculos se passam e Drácula descobre que sua amada pode ter reencarnado em uma moça chamada Wilhelmina Murray, que vive em Londres. A partir daí, Drácula inicia uma batalha incansável para reconquistá-la.
- Jim Carrey, em “O Grinch” (2000)
Baseado na obra “How The Grinch Stole Christmas”, de Dr. Seuss, o filme conta a história de uma criatura verde chamada Grinch – interpretado por Jim Carrey – cujo objetivo é colocar em prática um plano para estragar o dia de Natal. A maquiagem de Jim levava cerca de 3 horas para ficar pronta e, em 2001, Rick Baker e Gail Ryan conquistaram o Oscar de “Melhor Maquiagem” pelo trabalho que realizaram ao criarem o personagem Grinch.
- Ron Perlman, em “Hellboy” (2004)
Imagine que a única parte natural de seu corpo exposta são suas pupilas… Então, foi o que aconteceu com o ator Ron Perlman para interpretar Hellboy (detalhe: sua maquiagem levava 6 horas para ficar pronta!). O filme foi dirigido por Guillermo Del Toro e é baseado nas histórias em quadrinhos da Dark Horse Comics.
- Doug Jones, em “O Labirinto do Fauno” (2006)
Mais uma produção dirigida por Guillermo Del Toro para nossa lista! Doug Jones é um ator conhecido por trabalhar em filmes de ficção científica, fantasia e horror dando vida a personagens que demandam uma maquiagem muito pesada. David Martí e Montse Ribé foram os responsáveis por produzir a maquiagem do filme e também acabaram por faturar o Oscar pelo trabalho que realizaram.
- John Travolta, em “Hairspray” (2007)
No filme, John Travolta interpreta uma mulher chamada Edna Turnblad, dona de casa e mãe de Tracy Turnblad. Para dar vida à Edna, John passava por uma transformação que levava cerca de 4 horas para ser concluída, com direito a uma roupa que pesava mais de 13 quilos, além de precisar de cerca de 5 aplicações de silicone para compor o rosto da personagem.
- Heath Ledger, em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008)
O ator Heath Ledger foi quem criou sua própria maquiagem no filme. Na época, ele afirmou que, assim como Coringa – seu personagem –, queria ele mesmo desenvolver e aplicar a maquiagem que usaria em cena. Como o seu trabalho foi aprovado pela produção, a equipe passou a replicar a maquiagem criada por Heath em todas as gravações.
- Brad Pitt, em “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008)
No filme, Brad Pitt dá vida a um homem que nasce com a aparência de um idoso e, com o tempo, vai rejuvenescendo. Para que o ator conseguisse a aparência de um senhor, a equipe levava cerca de cinco horas para concluir a maquiagem. E todo esse trabalho valeu à pena, já que acabaram por faturar o prêmio de “Melhor Maquiagem” no Oscar de 2009.
- Jennifer Lawrence, em “X-Men” (2011/2014/2016)
Jennifer Lawrence sempre foi bem sincera com os fãs de X-Men e deixa claro que o processo de caracterização da personagem Mística nunca lhe agradou muito. Para entrar na personagem, a atriz precisava ficar em pé por quase sete horas, enquanto 6 maquiadoras trabalhavam duro para deixá-la completamente azul. Quem encabeçou o trabalho da maquiagem na atriz é Frances Hannon. Ela disse que tiveram que fazer cerca de 20 testes — com pinturas corporais em diferentes mulheres — afim de encontrar o tom de azul perfeito para a personagem.
O trabalho da equipe de produção, onde se encontra os designers e artistas que desenvolvem a maquiagem dos personagens, são essenciais para que a caraterização seja perfeita. Apenas, dos grandes avanços dos recursos tecnológicos realizados através de computação gráfica no audiovisual, o espaço e a importância do trabalho realista manual, continuam sempre recebendo destaque em premiações renomadas como o Oscar.