Quer fazer novela e ter uma projeção de carreira internacional?
A Rede de TV Globo é a segunda maior rede televisiva aberta do mundo, e diariamente é assistida por mais de 200 milhões de pessoas no Brasil e exterior. O conglomerado de comunicação é enorme, atualmente além das 122 emissoras próprias e afilhadas que compõem o Grupo Globo, há transmissão através da Globo Internacional mediante a assinatura no país e no Globoplay – plataforma de streaming da emissora que exibe além da grade convencional, novelas, séries e minisséries exclusivas e produtos produzidos já exibidos pela emissoras.
Reconhecida por suas telenovelas, muitas histórias marcantes da TV brasileira encantaram telespectadores de outros cantos do mundo há muito tempo! Em países de língua não portuguesa elas são dubladas e algumas vezes editadas com a redução de capítulos para que se adequem ao modelo de novelas consumidos no país, e também ao cronograma da emissora que irá exigir a produção.
Como novela brasileira é sinônimo de sucesso em várias lugares fora do Brasil, preparamos uma lista com 5 novelas que arrasaram por aqui e nas telinhas internacionais para que nossos alunos e futuro alunos possam se inspirar projetando uma carreira internacional.
1. Avenida Brasil (2012):
Esta é a novela brasileira mais vendida para outros países, tanto que chegou a ser descrita pela revista Forbes como a novela mais rentável da história. Além disso, “Avenida Brasil” foi dublada em 19 idiomas diferentes chegando a mais de 132 países, e foi líder de audiência em vários países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Portugal, Chile, Marrocos, ficando diariamente nos trending topics desses países. A novela de João Emanuel Carneiro conta a história de Rita (Débora Falabella), uma menina que, após a morte de seu pai, é deixada em um lixão pela madrasta Carminha (Adriana Esteves). Anos se passam, Rita – que muda o nome para Nina – decide colocar em prática um plano de vingança contra Carminha.
2. Caminho das Índias (2009):
A novela de Glória Perez ganhou, em 2009, o Emmy Internacional na categoria de “Melhor Telenovela” e também faz parte da lista de folhetins mais vendidos da Rede Globo, tendo sido transmitida em 118 países, com maior destaque nos continentes Europa, África e Ásia. E foi regravada no México com o nome de “Índias” exibida pela TV Azteca. A trama da novela se passa na Índia, girando em torno da vida de Maya (Juliana Paes), uma jovem indiana que vive um amor proibido com Bahuan (Márcio Garcia), porém, está prometida para Raj (Rodrigo Lombardi), com quem se casa já estando grávida de Bahuan e acaba se apaixonando posteriormente. A chegada de Maya na casa dos Ananda desperta a ira de Surya (Cleo), casada com o submisso irmão de Raj, Amithab (Danton Mello), que nunca suportou que o marido fosse menos querido pelos pais que o mais velho e odeia não ser mais o centro das atenções, passando infernizar a vida da moça e envenenar todos contra ela, ainda mais quando descobre que ela guarda um segredo.
3. A Vida da Gente (2011):
“A Vida da Gente” foi escrita por Lícia Manzo e já foi transmitida em 113 países, ocupando o terceiro lugar no ranking das novelas mais exportadas. Foi eleita em 2015 pelo jornal Espanhol 20 Minutos como a décima melhor telenovela brasileira de todos os tempos, seu sucesso foi tão grande que recebeu destaque no site norte-americano Variety, batendo recorde de audiência na Holanda, Macau, Estados Unidos e Israel. A novela é ambientada em Porto Alegre e Gramado, e conta a história das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (interpretada pela atriz formada em nossa Escola Marjorie Estiano) e seu irmão de criação Rodrigo (Rafael Cardoso) e mostra a formação de um triângulo amoroso entre os três com o passar do tempo.
4. O Clone (2001):
A trama foi nomeada como uma das melhores de todos os tempos, é a segunda produção de Glória Perez a aparecer na lista das mais vendidas, estando na quarta posição da lista de novelas de projeção internacional, sendo a novela que foi exibida em 101 países. Em 2013, em um ranking listando os 50 maiores programas dos últimos 50 anos, elaborado em Cannes pela The WIT, empresa especializada em pesquisar tendências de conteúdo televisivo e programação digital pelo mundo, classificou “O Clone” em sua lista, figurando como o único programa brasileiro. A novela conta a história de amor da jovem muçulmana Jade (Giovanna Antonelli), que vive na cidade de Fez, no Marrocos, e do brasileiro Lucas (Murilo Benício), que conhece a moça durante uma viagem a cidade marroquina. Ambos são impedidos de ficarem juntos pelo tio de Jade, Ali El Adib (Stênio Garcia), que defende os costumes muçulmanos rigorosamente, e ai é dado início as idas e vindas de um amor proibido.
5. Da Cor do Pecado (2004)
Escrita por João Emanuel Carneiro, “Da Cor do Pecado” é a quarta no ranking das novelas brasileiras mais exportadas e foi a primeira a ter uma atriz negra (Taís Araújo) como protagonista na Rede Globo. A trama bateu a maior audiência no horário das 19h nos anos 2000, resultado que a levou a ser comercializada em 100 países. A história gira em torno de Preta (Taís Araújo), moça negra e pobre, que vive em São Luís do Maranhão. Ela se apaixona por Paco (Reynaldo Gianecchini), um rico botânico, filho do empresário Afonso Lambertini (Lima Duarte). Paco é, na verdade, fruto do caso entre seu pai e a copeira de sua mansão, Edilásia (Rosi Campos), e ele também possui um irmão gêmeo, cuja existência é desconhecida.
6. Mulheres de Areia (1993):
Escrita por Ivani Ribeiro, esta novela foi um remake baseado em duas outras obras da autora: a primeira versão de “Mulheres de Areia”, exibida pela TV Tupi, em 1973, e “O Espantalho”, de 1977. E o mais legal: a direção da versão de 1993 contou com a direção do nosso mestre Wolf Maya! A novela foi levada para 62 países, tais como Portugal, Espanha, Estados Unidos e Canadá. A trama se passa em uma praia fictícia do litoral fluminense e gira em torno das irmãs gêmeas Ruth – a direita – e Raquel (ambas as personagens foram interpretadas por Glória Pires), que possuem personalidades completamente distintas e nutrem uma rivalidade. Enquanto Ruth é uma jovem de bom coração, sua irmã Raquel é ambiciosa e má, capaz de ser muito cruel para conseguir o que quer.
E AI, GOSTOU DE SABER SOBRE O SUCESSO DESTAS NOVELAS PELO MUNDO A FORA?!
SE SEU SONHO É ATUAR EM UMA NOVELA DE PROJEÇÃO INTERNACIONAL, CLICA AQUI E CONHEÇA NOSSOS CURSOS!
FAÇA PARTE DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ATORES.