ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS CURSOS ONLINE ESPETÁCULOS NEWS NOVIDADES RIO SP TEATRO

TEATRO ONLINE: A NOVA TENDÊNCIA DE 2021

VOCÊ SABIA QUE AS PEÇAS ONLINE ESTÃO GANHANDO O CORAÇÃO DO PÚBLICO E DOS ARTISTAS? CONFIRA!

 

Com os auditórios vazios, bilheterias fechadas, luzes apagadas e camarins desocupados. Quando a pandemia deu as caras em março de 2020, o mundo das artes cênicas foi gravemente impactado tanto para os profissionais da área, em suas produções teatrais e gravações, quanto para o público. A Broadway, por exemplo, teve que cancelar 31 dos seus espetáculos que estavam em cartaz. 

Ao passar dos meses, ficou claro para os artistas que o teatro, originário da Grécia e que  sobrevive, há milhares de anos, enfrentando diversas dificuldades ao longo da história, não poderia deixar de existir por conta da Pandemia. Foi nessa situação em que atores e Companhias de Teatro começaram a adaptar suas peças ao formato online ou criar produções totalmente novas voltadas para a transmissão ao vivo.

 

Peça Online "A Mandrágora" - Direção de Eduardo Tolentino de Araujo.
Peça Online “A Mandrágora” – Direção de Eduardo Tolentino de Araujo.

 

Dentro dessa nova realidade, um dos grupos históricos de São Paulo, o Grupo TAPA, transmitiu seu repertório com a exibição dos espetáculos “Vidas à Margem” e “O Urso”. E agora estreia a peça “A Mandrágora”, que será transmitida ao vivo. Com direção de Eduardo Toletino de Araujo e conta com um elenco formado por nada mais e nada menos que quatro de nossos professores: André Garolli, Brian Penido Ross, Guilherme Sant’Anna e Paulo Marcos.

Apesar da queda inicial do público das artes cênicas durante a quarentena, logo o formato online se mostrou positivo para a audiência: Além de maior alcance por pessoas de diversas localidades, as plataformas de transmissão como o Zoom e o Youtube permitem maior quantidade de espectadores ao mesmo tempo, sem limitação de espaço físico. Isso sem falar, claro, que essas plataformas permitem que o espectador seja muito mais participativo. A interatividade ganhou novo significado para os artistas e passou a ser incorporada nas obras. Sem barreiras territoriais, o teatro online possibilita não só que qualquer um no mundo possa participar atuando em uma produção teatral simultaneamente, como que qualquer um possa assistir. Essa é uma oportunidade única do teatro se reiventar e se conectar com outras áreas do planeta através da arte e da cultura. 

Outra categoria que foi profundamente prejudicada foi o Teatro Musical, que enfrenta barreiras maiores de infraestrutura e elenco para acontecer de maneira remota. Felizmente, alguns profissionais não se deixaram abalar pela situação e deram a volta por cima. Esse é o caso do “Dreamcast”, o maior festival de Teatro Musical do Brasil dirigido e roteirizado por Diego Montez e André Gress e conduzido por Tiago Abravanel no espaço multicultural Tom Brasil Experience. Durante 3 dias de Outubro, os espectadores e entusiastas do teatro musical brasileiro e internacional tiveram a oportunidade de assistir a mais de 45 números inéditos e pocket shows nas apresentações, revivendo o modelo que foi muito utilizado na década de 80, o Drive-in.

 

Tom Brasil Experience Drive-In, local onde ocorreu o “Dreamfest”.
Tom Brasil Experience Drive-In, local onde ocorreu o “Dreamfest”.

 

E pra quem gosta e sonha em ser ator? É a hora de adiar um sonho? Nada disso! Aqui na Escola de Atores Wolf Maya, nossos alunos tiveram várias oportunidades de continuar a aprimorar seus conhecimentos nas artes cênicas. Algumas dessas oportunidades foram a elaboração de espetáculos totalmente online, como as peças “Pomba Roxa”, de Kiko Marques, e “Gota D’Água”, de Dan Rosseto, onde os alunos das turmas M5C e M5A se apresentaram no segundo semestre de 2020 durante 4 dias via Zoom e garantiram a segurança e conforto de todos do elenco, equipe e plateia, sem perderem a experiência de se apresentar e se desenvolver como artista.

 

Alunos do M5A na apresentação do espetáculo online “Gota D’Água”, de Dan Rosseto.
Alunos do M5A na apresentação do espetáculo online “Gota D’Água”, de Dan Rosseto.

 

E foi pensando nos alunos, para eles continuassem estudando e praticando atuação, que foi o lançamento do Curso Livre de Montagem Teatral Online. Durante o curso, os alunos construíram a peça “O Rinoceronte” de Ionesco com direção de Alexandre Mello e se conectaram de diversos lugares do Brasil para estudar e realizar a apresentação de uma obra que se mantém viva e atual por gerações. Se você ainda não está convencido de que o Teatro Online é uma oportunidade diferente de viver o teatro, confira abaixo o depoimento de nossos alunos sobre a sua experiência com o curso:

 

 

Já se imaginou estreando um espetáculo teatral diretamente do seu quarto ou da sua casa? Muitos atores e atrizes ensaiam e contracenam com o espelho, a mobília, dentro do quarto ou pela casa. Agora se imagine estrelando um espetáculo e transformando sua casa em um verdadeiro palco. Sabe aquele frio na barriga momentos antes da peça começar? Pois é, mesmo em uma apresentação online, aquela emoção do ator na coxia à espera do terceiro sinal é real. O teatro é uma arte viva que se transforma e se molda conforme a evolução, pensamentos e condições da sociedade.

 

QUER SER ATOR/ATRIZ EM UMA PEÇA ONLINE? CONHEÇA NOSSOS CURSOS E PARTICIPE!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO LIVRE DE MONTAGEM TEATRAL ONLINE, SAIBA MAIS!

 


 

Entre em contato conosco pelas redes sociais: @escolawolfmaya ou pelo Whatsapp:

UNIDADE RIO (21) 97919-2449. | UNIDADE SP: (11) 94790-8386.

ENTRE PARA A FAMÍLIA WOLF MAYA!

 

Share Button