Nascida no Rio de Janeiro, Nadia Bambirra é Atriz, Diretora, Produtora, Bailarina e Professora. Iniciou sua carreira em 1988. Formou-se atriz e continuou seus estudos de dança e teatro, na cidade do México, com Margarita Contreras e Oscar Saragoza. De volta ao Brasil, foi integrante do grupo de dança Compasso, em Belo Horizonte, aluna de Betina Bellomo, Dalal Achcar, Tatiana Lescova, Angel e Klaus Vianna e foi assistente de Rainer Vianna. Trabalhou para a Record TV e para o Canal Brasil, além de atuar e dirigir peças de teatro. Em sua trajetória recebeu prêmios e indicações com os curtas “Apartamento 601” – que lhe rendeu um Kikito no Festival de Gramado – e “VIVER!” – que foi selecionado para a Short Film Corner de Cannes – e com o programa “Novos Nomes – Em Cena”, do Canal Brasil, que foi indicado ao Prêmio Qualidade Brasil na categoria “Melhor Programa de TV Fechada”.
- THE STRIPPER (2019)
Dirigida por Nádia e escrita por Evelin Sousa, a web série “The Stripper” conta a história de Camila, uma mulher que, quando estava passando pelo seu pior momento da vida, foi convidada a ser uma dançarina stripper na boate Imperium. Após um tempo, ela consegue um trabalho em uma grande empresa e passa a permanecer com os dois empregos. Um dia, uma famosa empresária visita a boate Imperium e fica completamente apaixonada pela dançarina que Camila interpreta, chamada Karla. No dia seguinte, em seu outro trabalho, Camila é apresentada a sua mais nova presidente: Lauren, a mesma empresária por quem ela foi tão deseja na Imperium. Através da ajuda de seu coreógrafo, Wesley, e das amigas Ally e Dinah, Camila passará por diversas situações para esconder de Lauren sua verdadeira identidade.
- DONA XEPA (2013)
Produzida pela TV Record, escrita por Gustavo Reiz, com colaboração de Joaquim Assis, Mário Vianna, Mariana Vielmond, Valéria Motta e Aline Garbati, sob direção de Régis Faria, Rudi Lagemann, Nádia Bambirra e direção geral de Ivan Zettel. A trama retrata a vida de Dona Xepa, uma feirante que trabalha duro para criar sozinha dos filhos Edson e Rosália. Os dois ascendem socialmente e passam ter vergonha da mãe, uma simples feirante. Esta é a terceira adaptação da obra para a televisão, que anteriormente foi produzida com o nome “Lua Cheia de Amor”.
- REBELDE (2011/2012)
Escrita por Margareth Boury e dirigida por Ivan Zettel e assistência de direção de Nádia Bambirra, a novela é uma adaptação brasileira da telenovela mexicana de mesmo nome, escrita por Pedro Damián, que, por sua vez, era inspirada na produção argentina Rebelde Way, criada por Cris Morena. A trama mostra o cotidiano de seis adolescentes ricos que estudam no Elite Way, renomado colégio do Rio de Janeiro. O grupo passa pelos típicos dramas da adolescência, como a descoberta do primeiro amor, o desenvolvimento de distúrbios alimentares, conflitos internos, o alcoolismo, bullying e problemas de relacionamento com os pais e gestores da instituição, devido suas restritas regras.
- AMOR E INTRIGAS (2007/2008)
“Amor e Intrigas” é uma telenovela brasileira produzida pela TV Record, escrita por Gisele Joras com colaboração de Antônio Carlos de Fontoura, Melissa Cabral, Maria Luiza Campo, Marcelo César Fagundes, Valéria Motta e Emílio Boechat. A direção geral foi de Edson Spinello e Nádia Bambirra assumiu a assistência de direção. A história conta a vida das irmãs Alice e Valquíria, que têm personalidades opostas: enquanto a primeira é boa e generosa, a segunda é vil e ambiciosa. Valquíria vende os bens da família – o que culmina na morte da mãe – e se muda para o Rio de Janeiro não se importando com o golpe. Já Alice, que vai atrás de irmã na procura de justiça, se apaixona o rico e elegante Felipe Junqueira de Albuquerque, filho da poderosa empresária Dorotéia que não aceita o amor do casal.
- LUZ DO SOL (2007)
Escrita por Ana Maria Moretzsohn, com direção geral de Ivan Zettel e assistência de direção de Nádia Bambirra, a novela foi ao ar em 2007 pela TV Record. A trama conta a história do desaparecimento de Adriana, herdeira de família rica e tradicional que some em sua festa de aniversário de cinco anos. Encontrada por simples pescador Agenor, e sua esposa que lhe são o nome de Rosa, a menina cresce e se torna uma excelente surfista que acaba conhecendo Isabela sua irmã de sangue. Isabela que teve a infância atormentada pelo fantasma da irmã descobri a real identidade de Rosa e muda a historia das duas famílias.