ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTISTAS NEWS RIO SP TEATRO WOLF MAYA

“WOLF MAYA E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO”

A construção de um império não acontece da noite para o dia. Anos de dedicação, esforço e amor são necessários para aos poucos, erguer um sonho. Foi isso o que o mestre Wolf Maya fez durante quase cinco décadas de experiência como ator, produtor e diretor, além de presidir a Escola de Atores Wolf Maya, hoje o maior império de formação de atores do Brasil.

Seu olhar preciso e criterioso o ajudou na busca de um grupo formado pelos mais conceituados profissionais do cenário artístico, unindo-os em nossa Escola. Wolf Maya investe toda a sua experiência técnica e acadêmica afim de proporcionar atores inovadores e completos, transformando-os em uma geração de destaque onde quer que estejam!

Wolf Maya é reconhecido mundialmente por sua extensa e brilhante trajetória na dramaturgia brasileira, sendo um dos diretores de destaque da Rede Globo, a segunda maior emissora de TV do mundo.

Nascido em Goiânia, decidiu partir para o Rio de Janeiro para seguir sua vocação e estudar interpretação na escola O Tablado, fundado pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado e na Escola de Teatro da UNIRIO. Cursou também a escola de balé de Tatiana Leskova, o Laboratório de Pesquisa de Klauss Vianna e o curso profissionalizante de atores do Serviço Nacional de Teatro. Continuando a sua educação do outro lado do hemisfério, Wolf frequentou o consagrado Carnegie Hall Ballet of Arts, cursando teatro musical e fez estágio técnico de direção de programas para televisão no Television Technical Instructors, nos Estados Unidos.

Iniciou sua carreira como ator na década de 70, participando de diversas peças. Época em que conheceu e contracenou com grandes nomes, como Nair Bello, Nathalia Timberg e Marco Nanini. Na mesma época fez sua estréia na televisão, interpretando Rebelo na novela “Memórias de Amor”.

Na década de 80, iniciou sua carreira na direção de peças teatrais e novelas. No teatro, fincou sua marca em dezenas de peças, tornando-se pioneiro em teatro musical no Brasil, revolucionando para sempre a cena cultural e tornando-se referência mundial, sendo contemplado com inúmeros prêmios.

 

Dentro da vertente: histórias de sucesso inspiram, orgulhosamente apresentamos:

WOLF MAYA” E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

Como ator, produtor e diretor se destacou em várias obras, como exemplo:

 

Relaxa Que é Sexo (2000-2018)

 

Contando com cerca de 20 talentosos atores da Escola de Atores Wolf Maya, ‘Relaxa que é sexo’ traz um texto despretensioso e livre, que descreve com humor, sedução e leveza as mais diferentes experiências sexuais. Escrito e dirigido por Wolf Maya, a peça retrata situações inusitadas do cotidiano sexual, convidando o público a espiar pelo buraco da fechadura as mais divertidas questões, como o tamanho do órgão, homossexualidade, virgindade e até mesmo o teste de um ator pornô. A peça original apresentada em 2000 levava o nome de ‘Relax, it’s Sex’ e agradou os críticos teatrais mais respeitados da época: Barbara Heliodora e Sábato Magaldi.

 

 

33 Variações (2016)

A peça de 2016 inaugurou o Teatro Nathalia Timberg, na Escola de Atores Wolf Maya do Rio de Janeiro. No elenco encontramos nada mais nada menos que ela, a própria Nathalia Timberg, divindo o palco com o mestre Wolf Maya, que também dirigiu o espetáculo, proporcionando um encontro emocionante com atuações inesquecíveis. A trama, com texto de Moisés Kaufman conta a história de uma museóloga que vive em Nova York no século XX e de Beethoven, na Áustria o século XIX. Ela tenta descobrir o que levou o compositor alemão a ficar obcecado por uma “obra banal” como a de Diabelli, abordando com delicadeza assuntos vitais dos personagens: o compositor está ficando surdo e a pesquisadora luta contra a esclerose. O drama é embalado pela belíssima música de Silas Barbosa e Clara Sverner no piano e abriu com chave de ouro uma nova fase da Escola de Atores Wolf Maya.

 

 

As Noviças Rebeldes (1987-2015)

Com textos e composições de Dan Goggin e dirigida pela segunda vez por Wolf Maya, a hilária peça de sucesso mundial retornou ao Brasil em 2015, após 28 anos. A trama fala sobre cinco freiras que saem da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo em outro convento, e quando retornam encontram as outras 52 freiras mortas por comerem uma sopa vencida. Após descobrirem um rombo no caixa da irmandade, as cinco só conseguem enterrar 48 de suas irmãs, decidindo então fazer um show beneficente para arrecadar dinheiro e enterrar as quatro restantes, que “aguardavam” no freezer. Um sucesso cômico e contagiante, com coreografias que vão do balé clássico ao sapateado, direção musical de Liliane Secco e cenário de Flavio Graff, o espetáculo foi sucesso de público e crítica, estrelado por um poderoso elenco: Sabrina Korgut, Soraya Ravenle, Mauricio Xavier, Helga Nemeczyk e Carol Puntel.

 

 

Quatro Carreirinhas (1996 – 2008)

O musical ‘Quatro Carreirinhas’ nasceu de uma adaptação de Wolf Maya e Flávio Marinho, encenada pela primeira vez em 1996. A peça inspirada no Off-Broadway “Forever Plaid” homenageia a música e traz um enorme repertório de canções dos mais diversos gêneros, como Golden Boys, Jovem Guarda, musicais da Broadway montados no Brasil, Dalva de Oliveira, Rock in Rio, Queen, jingles e até música política. O delicioso e eclético espetáculo gira em torno de um grupo vocal que é colocado à prova ao chegar as portas do céu. Para entrar no paraíso é preciso cantar as músicas que marcaram suas vidas. O elenco contou com grandes nomes como Cláudio Lins, Renato Rabelo, Cláudio Galvan, Carlos Leça e Fênix.

 

 

Garota Glamour (2007)

Escrito e dirigido pelo mestre Wolf Maya, o musical de 2007 consagrou-se como um dos mais importantes de sua carreira, marcando a estreia do Teatro Nair Bello, em São Paulo. A trama baseia-se em um show de talentos dos anos 60, inspirado nos programas de televisão da época. As belas jovens vindas de todo o Brasil exibem seus talentos artísticos em busca de fama, recebendo votos da plateia e dos espectadores, que no final decidirão quem será a “Garota Glamour” do ano. Elas têm poucos minutos para demonstrarem suas aptidões cantando, dançando e interpretando. Durante os intervalos do programa, a peça mostra os conflitos pessoais de cada personagem, levando o público para uma deliciosa viagem por trás das câmeras. O cenário reproduz com fidelidade o ambiente de um estúdio televisivo dos anos 60, inspirando-se na extinta TV Tupi do Sumaré. O elenco conta com grandes nomes: Totia Meireles, Renato Rabelo, Elaine Mickely, Paola Crosara e Luiz Araújo.

 

 

O Musical dos Musicais (2005)

Em 2005 o mestre Wolf Maya faz uma homenagem aos mais consagrados musicais de todos os tempos, unindo-os de forma mágica e excitante em uma única peça, encenada de forma excepcional pelos alunos da Escola de Atores Wolf Maya. Em ‘O Musical dos Musicais’ encontramos os grandes clássicos da Broadway, como “Anything Goes”, “My One and Only”, “Cabaret”, “The Wizard of Oz”, entre outros.

 

 

Blue Jeans (1980, 1991, 2001)

A peça Blue Jeans estreou inicialmente em 1980, com texto de Zeno Wild e Wanderley Bragança e direção de Wolf Maya, marcando o início de sua da carreira no teatro. Dez anos depois, em 1991, Wolf se consagra com a versão musical do mesmo espetáculo, adaptada e dirigida por ele, contando com Mauricio Mattar e Fábio Assunção no elenco. Em outubro de 2001 a peça foi remontada e renovada para a inauguração do Studios Wolf Maya, em São Paulo, e contava com a participação de Marcos Pasquim e Danton Mello, destacando-se das demais pelo fato dos 21 atores ocuparem diferentes planos do teatro, inclusive o espaço aéreo da plateia, onde o público ocupava cadeiras giratórias. A trama coloca em cena um grupo de michês mobilizados pelo assassinato de um cliente, onde há um narrador que releva as dificuldades da vida noturna em São Paulo, até que se descobre o acusado do assassinato. A peça ganhou os prêmios Molière e Mambembe.

 

 

Longa Jornada Noite Adentro (1980)

O denso e autobiográfico texto de Eugene O’Neill se passa em uma casa de veraneio durante um único dia, da manhã ao anoitecer. Uma família sofre com problemas de vício em substâncias e deixam vir à tona suas fraquezas, ressentimentos e frustrações. Wolf Maya atua de modo brilhante ao lado da grande Nathalia Timberg.

 

 

Desgraças de Uma Criança (1973)

Com texto de Martins Pena e direção de Antônio Pedro, a comédia mostra as peripécias amorosas de dois conquistadores às voltas com duas garotas, que em uma noite festiva, criam grandes confusões para encobrir o romance proibido. Essa foi uma das primeiras peças que Wolf Maya atuou, ao lado de Marco Nanini e Camila Amado. Em 1973, Wolf ganhou o prêmio na categoria de “Melhor Ator Revelação”, da Associação Carioca de Críticos.

 

 

Outros Trabalhos

Para contar toda a trajetória de Wolf Maya no teatro seria necessário escrever um livro – um grande livro. São décadas de muito trabalho e durante todo esse tempo, Wolf deu vida a muitos personagens, além de dirigir inúmeras peças. Aqui estão mais alguns de seus trabalhos:

– Making Musicals I, II e III (2009-2011)
Direção Geral – Escola de Atores Wolf Maya

– Curta Comédia (2003)
Texto de Luís Fernando Veríssimo

– Cabaret Brazil (1997)
Wolf Maya e Cidinha de Paula

– A Loja dos Horrores (1989)
de Howard Ashmann e Alan Menken, estrelado por Claudia Raia

– Splish Splash (1988)
de Flávio Marinho, aprovado pelo crítico Macksen Luiz

– Investigação da Classe Dominante (1978)
Atuou com texto de J. B. Priestley

– Rock Horror Show (1975)
de Richard O’Brien, atuou no papel de Brad Majors

– O Anti-Nelson Rodrigues (1974)
Atuou com texto e direção de Nelson Rodrigues.

 

Durante sua carreira, Wolf Maya ganhou o prêmio da Associação Carioca de Críticos Teatrais na categoria de “Ator Revelação” (1973), Prêmio Molière como diretor pela coletânea de peças de Maria Clara Machado (1976), Prêmio Governador do Estado de São Paulo (1977), Prêmio Moilère (1980), Prêmio Mambembe (1980). Concorreu em 2017 ao Prêmio APTR de Teatro, e ganhou o Prêmio Cesgranrio de Teatro, pela construção do Teatro Nathalia Timberg, em 2016.

 

WOLF MAYA O NOSSO MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR TODA A SUA EXPERIÊNCIA CONOSCO

 

CONHEÇA O CURRÍCULO DA WOLF E DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA!

Share Button