ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CURSOS NEWS TEATRO

10 COISAS QUE O TEATRO VAI MUDAR EM VOCÊ

Sabemos que a arte é capaz de transformar vidas. Ela nos torna mais reflexivos, observadores e muda a nossa percepção sobre o mundo, além de ter o poder de nos fazer olhar para dentro de nós mesmos, de aceitarmos nossas diferenças e de nos tornar seres mais confiantes e abertos ao novo e ao diferente. Por isso, separamos  aqui neste post 10 coisas que o Teatro pode mudar em você! Olha só:

  1. Concentração

Importantíssimo! Estar concentrado é essencial para que o ator entre no personagem e atue com maestria! Portanto, é muito importante um aluno de teatro trabalhar sua concentração por meio de exercícios que ajudarão não apenas no momento de se preparar para dar vida ao personagem, como também na hora de decorar seu texto e focar no contexto da cena, sem se dispersar com pensamentos aleatórios.

  1. Memorização e imaginação

Memorizar, sem dúvidas, é uma habilidade muito importante para o ator. Além de compreender e decorar os textos, o ator também precisa ter em mente todas as ações que devem ser realizadas ao longo da cena, então, é ideal que o artista pratique diariamente exercícios que estimulam o raciocínio – como a leitura, palavras-cruzadas, jogos de estratégia -, desenvolvem a capacidade de criar métodos próprios de memorização, além de trabalhar a própria criatividade, que pode ajudar em momentos de improviso, por exemplo. Clique aqui e conheça alguns métodos que podem ajuda-lo a melhorar sua memória.

  1. Empatia, tolerância e trabalho em equipe

Ser ator é relacionar-se não apenas com o seu parceiro de cena, como também criar um vínculo com o personagem que será interpretado. Aprender a trabalhar em equipe, ser empático e tolerante é primordial para que um grupo de atores consiga dar o seu melhor nas diversas etapas de desenvolvimento de um espetáculo, além de também contribuir para que o artista compreenda o seu personagem em diversos níveis – seus sentimentos, crenças, traumas, etc.

  1. Jogo de cintura

É necessário que o ator desenvolva um raciocínio rápido, pois é comum ocorrerem situações inesperadas quando se está no palco – as quais o artista precisa solucionar de alguma maneira, o mais rápido possível, para que a continuidade do espetáculo não seja prejudicada. Exercícios de improvisação são ótimos para estimular a criatividade e, consequentemente, desenvolver um raciocínio mais veloz para que o ator sinta-se preparado para adversidades e aja com calma diante de possíveis imprevistos.

  1. Alô, autoestima!

Os jogos teatrais tem a capacidade de fazer o artista descobrir tanto o seu potencial humano como o artístico, estimulando as relações interpessoais e o poder de iniciativa. Além disso, o teatro nos permite desfazer alguns limites que impomos a nós mesmos, afinal, a arte é repleta de possibilidades e o teatro traz ao artista a visão de que podemos dar a vida ao que quisermos. Outro ponto bem legal que o teatro pode tocar é a questão da nossa relação com o nosso próprio corpo. Conhecer o seu corpo é algo essencial e muito trabalhado dentro do universo cênico, em aulas e cursos que envolvem técnicas de Expressão Corporal, nos quais o ator aprende a importância de seus movimentos e de sua presença no palco.

  1. Adeus, timidez!

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que o teatro ajuda a perder a timidez? Isso é uma verdade! Inclusive, já vimos muitos atores e atrizes afirmando que eram pessoas muito tímidas em certas fases da vida. O teatro em si ajuda as pessoas a se sentirem mais confiantes ao falarem, o que resulta em uma comunicação mais efetiva e contribui para a construção de relacionamentos mais sólidos.

  1. Saúde

O corpo é um dos principais instrumentos de trabalho do ator e, ao trabalhar a expressão corporal do ator, o teatro acaba por auxiliar, também, na manutenção de um corpo sadio, flexível e pronto para o jogo teatral. As atividades corporais melhoram a capacidade respiratória, a resistência física, a flexibilidade, a coordenação e a mobilidade.

  1. Enriquecimento cultural

Teatro não é só prática. Também tem muita teoria envolvida! É essencial para o ator aprofundar-se no estudo de obras de autores consagrados do teatro nacional e internacional. Além disso, é importante que o ator esteja sempre em contato com todos os tipos de arte, frequentando peças, leituras dramáticas, exposições, etc. Tudo para desenvolver tanto o seu olhar quanto para inspirar-se, ampliando o seu repertório cultural.

  1. Disciplina 

Apresentar um espetáculo é o resultado final de todo um processo de ensaio e preparação. Portanto, é necessário que o ator se comprometa e se dedique em todas as etapas de produção para que sua performance nos palcos seja impecável. São vários dias e horas de ensaio e isso permite ao ator desenvolver a capacidade de organização, disciplina e senso de responsabilidade.

  1. FELICIDADE

E por fim – mas não menos importante – a arte traz para sua vida aquela sensação incrível que une conhecimento, satisfação e FELICIDADE – resultado da liberação de hormônios como endorfina, oxitocina, serotonina e dopamina, que são conhecidos por serem liberados quando praticamos atividades que nos dão prazer. Além de ajudá-lo a expandir seus horizontes, a ter mais empatia com o próximo e ser um ser humano mais seguro de si e de suas habilidades, o teatro também possibilita que você faça amizades e desenvolva seu lado extrovertido e espontâneo.

Agora que sabemos alguns dos inúmeros benefícios que o Teatro traz para nossas vidas, convidamos VOCÊ para se juntar à FAMÍLIA WOLF MAYA!

FAÇA PARTE DE UMA NOVA GERAÇÃO DE ATORES!  

INSCRIÇÕES ABERTAS para o Processo Seletivo 2020 do Curso Profissionalizante de Atores! Clique aqui para mais informações.

Share Button