[:pt]GUILHERME SANT’ANNA E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO [:]

[:pt]GUILHERME SANT’ANNA E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO [:]

[:pt]O maior recurso de uma instituição educacional é seu o Corpo Docente. Pensando nisto, a Escola de Atores Wolf Maya, através do olhar apurado do mestre Wolf Maya, escolhe seus professores a dedo, na busca constante de ter ao dispor de nossos alunos um time de profissionais de alto nível.

Nosso time de professores é composto por artistas de importante destaque no cenário cultural. Profissionais que unem conhecimento acadêmico e experiência prática profissional elevada no Teatro, TV e Cinema. Para assim, juntos, através da troca de ensinamentos e vivências, capacitarmos nossos alunos para que também sejam destaque onde desejam atuar!!!

Guilherme Sant’Anna é professor, ator, locutor, radialista, produtor e diretor. Com quase 50 anos de carreira, Guilherme coleciona inúmeros trabalhos no teatro, televisão, rádio e cinema. Já trabalhou com grandes nomes da cena cultural brasileira como: Eduardo Tolentino de Araújo, Maria Alice Vergueiro, Miguel Falabella, Rodrigo Lombardi, Sandra Corveloni e muitos outros.

Guilherme é formado em Artes Cênicas e pós-graduado em Arte Integrativa. Iniciou sua carreira no teatro em 1972 com a adaptação de “Pinnochio”, de Mário Gatto Jr. Em 1980 iniciou sua grande parceria com o diretor Eduardo Tolentino de Araújo, na peça “Apenas um Conto de Fadas”. No mesmo ano, ingressou no cinema com o curta-metragem “Pegando Garrafas”, de Ronaldo German. Em 1982 dirigiu a primeira peça de sua carreira, “Maria Conta Histórias”, de Maria Mazzetti e Denise Mendonça.

Entre outros trabalhos, Guilher Sant’Anna participou do programa “TVLeezão”, de Rita Lee na MTV em 1990; Em 2005 atuou na peça de grande sucesso “A Mandrágora”, que ficou em cartaz durante muitos anos; atuou no filme “Salve Geral”, de 2009; entre outros trabalhos. Além da televisão, cinema e rádio, o ator também possui uma extensa carreira como professor. Confira o currículo completo de Guilherme Sant’Anna clicando AQUI.

Na Escola de Atores Wolf Maya, Guilherme leciona a disciplina de Interpretação Teatral.

Dentro da vertente histórias de sucesso que inspiram, orgulhosamente apresentamos:

GUILHERME SANT’ANNA E SUA MAJESTOSA TRAJETÓRIA NO TEATRO

Como professor, ator, produtor e diretor se destacou em várias obras, como exemplo:

 

 

UMA PEÇA POR OUTRA (1987/2017)

 

Com texto do dramaturgo francês Jean Tardieu, a comédia foi encenada pela primeira em 1987 por Clara Carvalho, Brian Penido Ross (professor da Escola de Atores Wolf Maya) e Guilherme Sant’Anna no elenco, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Três décadas depois a peça reestreou, dessa vez com Brian Penido Ross e Guilherme Sant’Anna na direção, e Clara Carvalho, Dalton Vigh e Ana Lyz no elenco. No espetáculo são contadas seis histórias, costuradas por hilários números de cabaré. Com trocas de roupas em segundos, conhecemos as histórias: “Oswaldo e Zenaide“, “Para Bom Entendedor Meia…Havia uma Multidão no Solar”, “Se Uma Palavra por Outra”, “Só Eles o Sabeme “Conversação Sinfonieta”.

 

 

O HOMEM DE LA MANCHA (2014)

 

O musical de Dale Wasserman é aqui dirigido por Miguel Falabella. O espetáculo é ambientado em um manicômio brasileiro do final dos anos 1930. Miguel de Cervantes, poeta, coletor de impostos e ator é anunciado para internação, acompanhado de seu criado Sancho. Ele é abordado pelo Governador, louco que comanda os internos do hospital. O grupo ataca seus pertences e lhe subtraem suas poucas posses. Cervantes se preocupa apenas com um manuscrito, que é arremessado entre eles. Para dar a Cervantes a oportunidade de reaver seu manuscrito, o Governador instala um julgamento. No elenco, Guilherme Sant’Anna dá vida ao Governador de forma brilhante, rendendo-lhe o Prêmio Shell na categoria “Melhor Ator” em 2012, além Cleto Baccic, Sara Sarres, Jorge Maia e outros 40 atores e atrizes que compunham o elenco.

 

 

DOENTE (2013) 

 

Baseado na obra “O Doente Imaginário” de Molière e dirigida por Sandra Corveloni (professora do Time Wolf Maya), a peça mostra ao público o estado hipocondríaco a que o ser humano pode se deixar levar. A trama conta a história de Argan, um homem que tem mania de doença e que consulta diariamente em médicos em busca de tratamentos para a sua “frágil” saúde. Através de sonhos e pesadelos, Argan confronta seus medos e angústias sendo forçado a tomar uma decisão: render-se à condição de “eterno doente” ou tomar as rédeas do seu destino. No elenco encontramos Guilherme Sant’Anna, Paulo Marcos, Angela Fernandes, Caio Salay, Lara Hassum, Luiz Luccas e Mateus Monteiro.

 

 

O EXPRESSO DO PÔR DO SOL (2012)

 

Com texto de Cormack McCarthy, a peça é dirigida por Fabio Assunção. Na trama acompanhamos Black e White, interpretados de modo incrível por Guilherme Sant’Anna e Cacá Amaral, respectivamente. Black acaba de salvar White de uma tentativa de suicídio. White é levado para o apartamento de Black – um ex-presidiário e atualmente um evangélico fundamentalista – no subúrbio, e é lá que o embate filosófico, religioso e moral vai de desenvolver: White é um professor ateu, que vê na morte o único caminho possível para a sua vida, o que fará com que Black tente por todos os meios convencê-lo do contrário. A peça apresenta um duelo vital entre os personagens e o público que não se desliga um só segundo.

 

 

L’ ILLUSTRE MOLIÈRE (2011 / 2014) 

 

O  premiado espetáculo da Companhia D’Alma é dirigido por Sandra Corveloni. A comédia musicada é ambientada no século XVII, e apresenta o cotidiano da companhia teatral comandada pelo maior autor de comédia de todos os tempos, Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, retratando momentos marcantes de sua vida e obra. A encenação baseia-se na metalinguagem teatral, recriando o teatro de Molière dentro do palco do teatro onde se apresenta o espetáculo. A peça ganhou 3 categorias do Prêmio Shell: “Melhor Ator” – Guilherme Sant’ Anna, “Figurino” – Zé Henrique de Paula e “Música” – Fernanda Maia.

 

 

A MANDRÁGORA (2004 / 2005 / 2007 / 2008 / 2011 / 2013 / 2014) 

 

Com texto escrito em 1503 por Maquiavel, a peça é traduzida e dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo. A peça conta a história de Calímaco, um jovem italiano rico que se faz passar por médico para conquistar o amor de Lucrécia, uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de mandrágora, uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas. A peça rendeu para Guilherme Sant’Anna o Prêmio APCA na categoria “Melhor Ator”, além de uma indicação ao Prêmio Shell na mesma categoria. No elenco ainda encontramos Rodrigo Lombardi e Maria Alice Vergueiro. 

 

 

AS RAPOSAS DO CAFÉ (1990)

 

Com texto de Antônio Bivar e Celso Luiz Paulini e direção de Eduardo Tolentino de Araújo, a peça integra uma tetralogia sobre a história do Brasil, e resume 41 anos de acontecimentos, que cobrem desde a partida da família imperial (1889) até a chegada de Getúlio Vargas ao poder (1930). Com muita ironia, o elenco composto por Guilherme Sant’Anna, Vera Mancini, Clara Carvalho, Brian Penido, Denise Weinberg, Genezio de Barros, entre outros, tornou a peça um ícone no teatro nacional. 

 

Com mais de 70 peças apresentadas em sua carreira, Guilherme tornou-se um ator premiado e reconhecido por seu grande talento. Confira os prêmios:

  • 1989/90 – “Senhor de Porqueiral” – Prêmio APCA na categoria “Melhor Ator”, além de indicações para a mesma categoria no Prêmio Shell e Mambembe;
  • 2005 – “A Mandrágora” – Prêmio APCA na categoria “Melhor Ator”, além da indicação para a mesma categoria no Prêmio Shell;
  • 2011 / 2014– “L´Illustre Molière” – Prêmio Shell na categoria “Melhor Ator”.

 

Guilherme o nosso muito obrigada por compartilhar toda sua experiência conosco.

CONHEÇA O CURRÍCULO DO GUILHERME E DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA![:]

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES:

    Copyright 2025, Escola de Atores Wolf Maya
    Escola de Atores Wolf Maya
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.