INSCRIÇÕES ABERTAS – 11° FESTIVAL DE CENAS CURTAS (RIO)
INSCRIÇÕES ABERTAS!
11º FESTIVAL DE CENAS CURTAS – SP
Os melhores alunos, com as melhores propostas, podem participar do evento. Os professores ficam responsáveis por essa seleção.
COMO É O FESTIVAL:
O Festival Teatral de Cenas Curtas, com o tema “Teatro como espaço de resistência”, é uma oportunidade única para os alunos aplicarem as técnicas de atuação aprendidas em sala de aula. Ao destacar a dramaturgia cômica e encorajar a apresentação de cenas de peças que deixaram sua marca no cenário teatral mundial, o festival oferece uma abordagem abrangente e enriquecedora da comédia ao longo da história.
Com categorias como “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “Melhor Cena”, a competição não apenas reconhece talentos individuais, mas também promove um ambiente de aprendizado e crescimento artístico, proporcionando aos participantes uma oportunidade valiosa de receber feedback construtivo do júri.
Disponibilizamos abaixo uma seleção de textos que podem ser utilizados como base para a criação e desenvolvimento das cenas pro “Cenas curtas”:
- Vaga Carne — Grace Passô
- Mata Teu Pai — Grace Passô
- Preto — Grace Passô
- Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens — Jé Oliveira
- Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos — Dione Carlos
- Sangoma — Dione Carlos
- E.L.A. — Jéssica Teixeira
- A Incrível Peleja de Simão e a Morte — Marcelino Freire
- Angu de Sangue — Marcelino Freire
- Agreste — Newton Moreno
- A Refeição — Newton Moreno
- As Centenárias — Newton Moreno
- Olhos d’Água — Conceição Evaristo
- Ponciá Vicêncio — Conceição Evaristo
- Neva — Guillermo Calderón
- Villa — Guillermo Calderón
- Discurso — Guillermo Calderón
- Campo Minado — Lola Arias
- Mi Vida Después — Lola Arias
- Angels in America — Tony Kushner
- Topdog/Underdog — Suzan-Lori Parks
- Father Comes Home from the Wars — Suzan-Lori Parks
- Twilight: Los Angeles, 1992 — Anna Deavere Smith
- The Brothers Size — Tarell Alvin McCraney
- Top Girls — Caryl Churchill
- Far Away — Caryl Churchill
- Cloud Nine — Caryl Churchill
- Enron — Lucy Prebble
- DNA — Dennis Kelly
- Girls & Boys — Dennis Kelly
- Incêndios — Wajdi Mouawad
- Litoral — Wajdi Mouawad
- As Criadas — Jean Genet
- O Balcão — Jean Genet
- The Boys in the Band — Mart Crowley
- The Inheritance — Matthew López
- A Resistível Ascensão de Arturo Ui — Bertolt Brecht
- Mãe Coragem e Seus Filhos — Bertolt Brecht
- Arena Conta Zumbi — Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri
- Rasga Coração — Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha)
- Antígona — Sófocles
- O Pagador de Promessas — Dias Gomes
- Eles Não Usam Black-Tie — Gianfrancesco Guarnieri
- Roda Viva — Chico Buarque
- O Auto da Compadecida —Ariano Suassuna
- A vida de Galileu — Bertolt Brecht
- Gota d’água — Chico Buarque e Paulo Pontes
- Morte vida Severina — João Cabral de Melo Neto
- 6 personagens à procura de um autor — Luigi Pirandello
- Marat/Sade —Peter Weiss
Os textos sugeridos servem como referência e apoio para o trabalho, podendo ser adaptados de acordo com a proposta de cada grupo.
Importante: a utilização dos textos listados não é obrigatória. Caso desejem trabalhar com outros que não constem nesta relação, também será permitida sua utilização.
As inscrições vão 05 de junho a 03 de Julho de 2026

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE ABAIXO:
A 11ª edição do Festival Teatral de Cenas Curtas será realizada na Unidade Rio de Janeiro, nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2026 e é permitida a participação de alunos a partir do módulo 2 do Curso Profissionalizante de Atores.
Cada aluno poderá integrar uma única cena. Vale lembrar que a inscrição, por si só, não torna o aluno um participante do Festival Teatral de Cenas Curtas. A escolha da cena que será interpretada fica a critério do aluno – com a duração máxima de 5 minutos. Todavia, será permitida unicamente a utilização de textos de acordo com o tema proposto.
Confira todas as informações de ensaio, audições e inscrições no botão a baixo:
As inscrições vão 05 de junho a 03 de Julho de 2026
eventos@wolfmaya.com.br | secretaria@wolfmaya.com.br/
RESSALVA:
As datas podem ser alteradas de acordo com a necessidade da escola e os alunos serão devidamente comunicados. Os alunos podem participar apenas do evento na unidade em que está matriculado.
ESPERAMOS POR VOCÊ!












